VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025

Skoda Karoq conquista cinco estrelas nos testes do Euro NCAP

By on 16 Novembro, 2017

O Programa Europeu Independente de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP) avaliou o SKODA KAROQ e atribuiu-lhe a classificação máxima de cinco estrelas. O KAROQ torna-se, assim, num dos SUV compactos mais seguros a circular nas estradas.

“Estamos muito satisfeitos pelo novo SKODA KAROQ também ter sido aprovado nos testes do Euro NCAP”, diz o Membro do Conselho de Desenvolvimento da SKODA, Christian Strube. “Estamos constantemente a trabalhar na otimização da segurança passiva e ativa dos nossos modelos, através do desenvolvimento da proteção para ocupantes e peões, bem como em sistemas de assistência. O KAROQ tem instalados numerosos sistemas de assistência à condução que, de outra forma, só seriam encontrados em veículos de segmentos superiores”, adianta Strube.

O Euro NCAP premiou a proteção dos ocupantes adultos com uns excelentes 93%. Além disso, destacou a proteção da zona da coluna cervical em colisões traseiras. O sistema de travagem de emergência do SUV compacto funcionou de forma fiável em zonas urbanas a baixas velocidades e impediu quase todas as colisões. O Euro NCAP atribuiu a pontuação máxima para a proteção das pernas dos peões, e o SUV compacto também protegeu corretamente a zona da cabeça dos peões em caso de colisão.

O SKODA KAROQ é o segundo veículo da Marca a receber a classificação de cinco estrelas em 2017, após o SKODA KODIAQ. A SKODA é atualmente um dos poucos construtores automóveis cuja gama completa de modelos recebeu uma classificação de cinco estrelas nos testes do Euro NCAP.

O KAROQ tem uma segurança passiva excecional, devido à sua elevada rigidez torsional, generosas zonas de deformação num habitáculo extremamente seguro e à utilização de aços de alta resistência nas travessas laterais, por exemplo. Além disso, tem sete airbags de série: airbags para o condutor e passageiro, airbags laterais, airbags de cabeça e airbag de joelho. Os sistemas de retenção para crianças podem ser fixados usando o Top-Tether ou o sistema Isofix, que também está disponível para o banco do passageiro da frente. No caso de uma colisão traseira, apoios de cabeça especialmente desenhados (WOKS = Whiplash Optimized Headrests) reduzem o “risco de chicote” para o condutor e o passageiro da frente. O sistema proativo de proteção dos ocupantes também comprime os cintos de segurança dianteiros em caso de colisão e fecha qualquer janela aberta, incluindo o teto de abrir. Este sistema é proposto de série em muitos países.

O SKODA KAROQ está equipado com um grande número de câmaras, além de sensores e sistemas de assistência ao condutor. O assistente de radar da frente, que inclui a travagem de emergência em cidade com reconhecimento de pessoas, ajuda a prevenir acidentes com peões. O sistema Manoeuvre assist ajuda o condutor na realização de manobras, alertando e travando o veículo para evitar eventuais perigos.

Outras características de segurança a bordo do SKODA KAROQ incluem o cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito com base numa câmara, função de chamada de emergência, traffic jam assistant e sistema de deteção de fadiga.

Vídeo: Euro NCAP Crash Test of Skoda Karoq

O Euro NCAP é uma associação dos ministérios europeus de transportes, clubes de automóveis e entidades seguradoras, com sede na Bélgica. Esta associação realiza testes de colisão em modelos de veículos atuais e depois avalia a segurança dos mesmos com base em sistemas de segurança disponíveis. Foi fundado em 1997, e nos últimos anos os procedimentos nos testes de colisão passaram a ser mais exigentes de uma forma continuada. Inicialmente, apenas os resultados dos testes de colisão eram avaliados, mas atualmente a avaliação dos sistemas de segurança ativa está também incluída na classificação geral.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)