Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Skoda Karoq: novo SUV compacto, com muito espaço e tecnologia de vanguarda

By on 20 Março, 2018

O ŠKODA KAROQ é um SUV compacto totalmente novo, com um estilo emocional e dinâmico e inúmeros elementos cristalinos que caracterizam a nova linguagem de design da ŠKODA. Oferece um espaço excecional no interior e na bagageira, novos sistemas de assistência à condução, faróis full LED e – pela primeira vez num ŠKODA – um painel de instrumentos digital. Na fase de lançamento em Portugal estão disponíveis três motores, com potências compreendidas entre os 116 cv (85 kW) e os 150 cv (110 kW). Características como o sistema VarioFlex para os bancos traseiros e o pedal virtual para abertura/fecho da bagageira, são outros destaques do novo SUV compacto da Marca.

A forma exterior, com linhas muito bem definidas e dimensões generosas, não deixa dúvidas: é um veículo completamente novo. O ŠKODA KAROQ destaca-se pelo look desportivo, cheio de carácter, que traduz a nova linguagem de design dos SUV da ŠKODA: emoção, dinamismo e numerosos elementos cristalinos.

Este SUV compacto mede 4,382 metros de comprimento, 1,841 metros de largura e 1,603 metros de altura. A distância entre eixos de 2,638 metros (2,630 metros na versão com tração às quatro rodas) possibilita-lhe uma prestação confortável na estrada. O tamanho generoso beneficia os passageiros, que dispõem de um espaço para pernas de 69 milímetros.

A ŠKODA distingue-se pelo leque excecional de ofertas, que também é extensível ao novo KAROQ. O compartimento de bagagem tem uma capacidade de 521 litros, com os bancos traseiros em posição normal. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume aumenta para 1630 litros. Em combinação com o banco traseiro opcional VarioFlex, a volumetria base da bagageira é variável, entre 479 e 588 litros. Com o sistema VarioFlex, os bancos traseiros podem ser completamente removidos – e o SUV torna-se uma van, com uma capacidade de carga máxima de 1810 litros.

Estreia num modelo da ŠKODA: um painel de instrumentos digital

Pela primeira vez, um ŠKODA pode ser personalizado com um painel de instrumentos digital. No KAROQ existem quatro layouts diferentes que podem ser alterados conforme desejado: “Classic”, “Modern”, “Extended” e “Basic”.

Skoda Karoq interior

Estes quatro layouts fornecem a estrutura para as notificações e o condutor pode fazer o scroll através do display interativo do sistema de infotainment do automóvel, para definir que notificações aparecem na área do painel e as suas dimensões. Informações sobre o sistema de áudio, telefone, sistemas de assistência (Lane Assist, Front Assist, etc.) e o status do veículo também podem ser configurados para serem visualizados à direita, à esquerda ou na zona central.

Design expressivo, dinâmico e emotivo

Logo num primeiro olhar, é evidente que o ŠKODA KAROQ é um automóvel completamente novo.Com o seu design emotivo e dinâmico, bem como com os seus numerosos elementos cristalinos, é o mais recente representante da nova linguagem de design ŠKODA. Ao mesmo tempo, o exterior expressivo e poderosamente robusto indica claramente a utilização como um SUV compacto.

A secção dianteira, surpreendentemente tridimensional, simboliza proteção e robustez. A frente caracteriza-se pelos faróis de forma geométrica, com contornos precisos. No nível de equipamento Ambition poderá estar equipado com faróis full-LED (equipamento de série no nível Style), num design que destaca a utilização de vidros claros.

Uma faixa estreita de luzes que percorre o contorno inferior dos faróis principais fornece as luzes diurnas. Os faróis de nevoeiro, com tecnologia full-LED e função cornering, de viragem em curva, estão posicionados abaixo dos faróis principais.

A grelha do radiador, com uma moldura cromada, apresenta a forma trapezoidal, como é típico na ŠKODA. O grande logótipo da ŠKODA fica orgulhosamente no final do distinto capot do motor.

Skoda Karoq

A longa distância entre eixos é facilmente visível na lateral, e deixa antever um generoso interior. O perfil lateral é caracterizado por projeções curtas na parte dianteira e traseira, e pelo tejadilho inclinado, que é ampliado visualmente por um contorno no pilar D, na secção traseira.

Uma faixa une os faróis à secção traseira, com o mais alto grau de precisão, o que dá um aspeto mais ágil à carroçaria e transmite uma sensação de solidez. Os guarda-lamas são enquadrados por largos elementos angulares – uma característica de design típica para os SUV da ŠKODA, tornando o KAROQ ainda mais poderoso.

A largura da carroçaria é enfatizada na parte traseira pelas linhas horizontais. As luzes traseiras planas são divididas em duas secções: a exterior insere-se nas molduras laterais, e a interior no portão da bagageira. As luzes na traseira incluem as luzes de marcha atrás, de travagem e iluminação da chapa da matrícula com tecnologia LED.

Os faróis possuem a forma em “C” típica da ŠKODA.O novo SUV compacto está equipado, de série, com jantes de 17 polegadas nos dois níveis de equipamento, estando disponíveis com três desenhos diferentes. As jantes de liga leve de 18 e 19 polegadas são opcionais.

Líder do segmento em soluções de conectividade

O ŠKODA KAROQ está no topo das soluções de conectividade. Os módulos de construção de informação e entretenimento provêm da segunda geração dos sistemas de infotainment modular do

Grupo, oferecendo funcionalidades de última geração, interfaces e equipamentos com displays de toque capacitivo (com sensor de aproximação).

O sistema de topo Columbus e o sistema Amundsen têm um hotspot wi-fi. Um módulo LTE, opcional, está disponível para o sistema Columbus. A ligação à internet baseia-se no padrão de rádio móvel mais rápido de hoje, com o qual os passageiros podem navegar e aceder ao e-mail com os seus smartphones e tablets.

Os novos serviços móveis online ŠKODA Connect, compatíveis com o módulo LTE, dividem-se em duas categorias: os serviços de informação e entretenimento online, que são utilizados para informação e navegação, e os serviços Care Connect, para assistência em caso de avaria e emergência. O botão E-call (chamada de emergência), que será obrigatório na Europa em 2018, está agora disponível com o serviço Care Connect.

É possível aceder a serviços online adicionais através da App ŠKODA Connect. Estes serviços podem ser utilizados para efetuar verificações ao veículo remotamente, para trancar/destrancar e para encontrar o carro através de um smartphone, entre outras.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)