Skoda Octavia Break 2.0TDI 184cv 4X4 Scout DSG: Olhar o futuro

By on 6 Julho, 2016

O Skoda ‘ensina’ a conduzir, com um exímio sistema de tração integral que se adapta instantaneamente a todas as situações. Um gosto ao volante…

Multifacetado, moderno e aventureiro. É assim o Skoda Octavia Break 2.0TDI 184cv 4X4 Scout DSG. A grande novidade deste modelo é a transmissão integral com o sistema Haldex de 5ª geração. A tração é acionada em milissegundos, segundo a marca, com a distribuição pelas quatro rodas a ser eletronicamente regulada. Os benefícios são evidentes. Por um lado, o Skoda adapta-se de forma instantânea ao estado dos pisos. Em condições normais, a circulação é feita com tração dianteira mas em caso de situações de neve, lama ou gelo a tração integral é de imediato ativada. Uma gestão que se revela um descanso para o condutor, que apenas a nota quando ‘as funções’ já estão em curso. Este sistema, associado a uma suspensão que absorve bem as adversidades, permite inserções em curva a ritmos verdadeiramente vivos, que nos provam o quão eficaz é o Scout a tracionar e nos permite verdadeiras aventuras ao volante.

Por outro lado, esta gestão na entrega e disponibilidade de potência revela-se nos consumos, que surpreendem. No modo eco, a solo, cumprindo limites de velocidade, conseguem-se consumos de 6,3 l/100 km. Em ritmos despreocupados, e com alguns momentos de efusividade ao volante, estes podem ascender aos 7,5 l. Ainda assim, nada de preocupante para 1559 kg e 184 cv de potência. A caixa automática DSG de 6 velocidades continua a ser uma ótima opção para carros de tónica familiar, contribuindo para os registos médios referidos. As relações sucedem-se de forma minuciosa, não comprometendo o desempenho.

Da performance para a estética e habitabilidade, a coerência é mantida. No exterior este a versão Scout distingue-se pelos para-choques dianteiro e traseiro, com difusor e proteções em plástico, inserções nas cavas das rodas e na zona inferior das portas. Um outro detalhe exclusivo é o logotipo Scout na grelha dianteira e na porta da bagageira, no exterior, e no volante e a alavanca de velocidades, no interior. Tudo a contribuir para um toque off-road, ajudado também pela distância ao solo que aumentou para 17,1 cm.

No habitáculo o espaço abunda, havendo mais 7,3 cm para as pernas atrás, algo para que o aumento da distância entre eixos em 3,3 cm contribuiu. A bagageira é um mundo de 610 l e através desta, ao alcance de um simples botão, os bancos traseiros são de imediato rebatidos. No fundo, seja no campo ou na cidade, esta é uma opção com espaço para encarar muitos desafios.

Ficha Técnica

Motor 4 Cil. Diesel, Inj. Direta, Turbo, Geometria Variável, Intercooler, 1968 Cm3, Potência 184 Cv/ 3500 – 4000 Rpm; Aceleração 0-100 Km/H 7,8s; Consumo Médio: 5,0 L (Anunciado) / 6,3 L/100 Km (Autosport); Emissões  129 G/Km- CO2 Binário 380 N.M./ 1750 – 3000 Rpm; Transmissão Int. Permanente, Cx Auto. De 6 Vel; Suspensão Macpherson Com Molas Helicoidais à Frente E Paralelogramo Deformável Com Molas Helicoidais Atrás, Travagem DV/D; Peso 1559 Kg; Mala 610 Litros; Depósito 55 Litros; Vel. Máx. 219 Km/H;

Preço Base : 44 424 €

André Duarte

 

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