Skoda Vision E Concept – apontar ao futuro

By on 18 Abril, 2017

Se queremos melhor entender o caminho que a Skoda irá seguir no futuro temos de olhar para o Skoda Vision E Concept, que traça precisamente essas linhas. O concept vai ser estreado no Salão de Xangai e dele já circulam mais algumas imagens.

skoda-vision-e-concept (4)

O modelo, que se insere no nível 3 da condução autónoma, é um crossover coupé, equipado com um motor elétrico, que debita uma potência na casa dos 300 cv. O Vision E Concept tem um conjunto de baterias de iões de lítio que lhe permitem uma autonomia na casa dos 500 km. A marca não revela, para já, o registo dos 0 aos 100 km/h, mas indica a velocidade máxima, 180 km/h. Desconhece-se também se o modelo irá seguir ou não para produção. As medidas são: 4688 mm de comprimento; 1924 mm de largura; 1591 mm de altura e 2851 mm de distância entre eixos.

skoda-vision-e-concept (1)

Anteriormente, e como o AutoSport já havia noticiado, a marca divulgara algumas imagens do seu interior. Este é um modelo que representa o estilo ‘simply clever’ da Skoda, destacando-se os bancos rotativos individuais, que podem ser girados em 20 graus, e em posição ligeiramente elevada, contribuindo para uma maior visibilidade. Quando as portas são abertas, os bancos podem ser voltados para fora, tornando a entrada e a saída do veículo mais fácil. Depois das portas antagónicas serem fechadas eletricamente, os bancos retornam à sua posição original. Nota também para a ausência do túnel central.

A distância entre eixos e a curta distância entre o centro das rodas e os extremos do Vision E proporcionam dimensões interiores mais confortáveis. A bagageira também apresenta uma volumetria generosa. O design futurista, ergonómico e otimizado salta à vista e a carroçaria inclui portas que abrem e fecham em sentido oposto uma da outra, destacando-se a ausência de um pilar B central.

SKODA antecipa interior do concept car Vision E_02

Em adição ao ecrã do painel de instrumentos, o Vision E tem ecrãs adicionais para os passageiros e na parte central do painel dianteiro está posicionado um ecrã sensível ao toque, no qual o condutor e o passageiro da frente podem ler e comandar todas as funções e serviços do Skoda Connect.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)