SP Automotive Chaos. O “primeiro ultracarro do mundo” custa 12,4 milhões de euros

By on 2 Novembro, 2021

A Spyros Panapoulos Automotive é uma empresa grega que acredita ter criado o primeiro ultracarro do mundo.

A SP Automotive apresentou o Chaos, o primeiro ultracarro do mundo que tem mira apontada a vários recordes do mundo automóvel. Para além de volta mais rápida de Nürburgring, a empresa grega quer também bater o recorde de quarto de milha. Ao percorrer as especificações ficamos realmente impressionados. O motor V10 de 4.0 litros foi desenhado e produzido “em casa” e vai estar disponível com dois níveis de potência. O mais acessível debita 2077 cv e 1389 Nm de binário, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,9 segundos.

Já o topo de gama, denominado “Zero Gravity”, chega a uns expressivos 3107 cv e 1984 Nm de binário. A empresa diz que esta versão acelera dos 0 aos 100 km/h em 1,55 segundos e 1,7 segundos dos 100 aos 200 km/h. Com estes números, o SP Automotive Chaos tem argumentos suficientes para superar o Rimac Nevera no quarto de milha. Já a velocidade máxima será superior aos 500 km/h.

Relativamente ao visual, o SP Chaos foi desenhado para ter “o design mais aerodinâmico de sempre aplicado a um carro”, com o fabricante a indicar que a downforce conseguida é semelhante à de um monolugar de Fórmula 1. Este recorre a um monocoque feito em Zylon e a suspensão de braços sobrepostos independentes é feita em titânio ou magnésio, consoante a versão escolhida. De referir que o Chaos conta com vários componentes impressos em 3D. O habitáculo é minimalista e futurista com um volante recortado a ter um ecrã tátil integrado no centro. O lugar do passageiro tem também um ecrã tátil de grandes dimensões, enquanto os poucos controlos físicos disponíveis estão todos instalados no centro.

Por fim, a SP Automotive pretende produzir 20 unidades do Chaos por continente, com todas a serem distribuídas pela RM Sotheby’s. O preço vai arrancar nos 5,5 milhões de euros na versão base, valor esse que sobe para os 12,4 milhões de euros no Zero Gravity. Por fim, a empresa grega indicou que já vendeu a primeira unidade, com as entregas previstas já para 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)