Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Standard&Poors arrasta a dívida da Ford para o nível de lixo

By on 27 Março, 2020

A agência de “rating” norte americana, devido à crise provocada pelo Coronavírus, decidiu cotar para o nível de lixo a divida da Ford, tornando o gigante americano como a primeira grande vítima da crise económica.

O rating da Ford passou para “BB+” e a Standard&Poors (S&P) acredita que poderá descer ainda mais, depois da Moody’s ter rebaixado pela segunda vez em seis meses a nota do crédito da Ford. Ou seja, com fábricas fechadas e sem vendas, a Ford está a enfrentar uma das piores crises de sempre, estando sob forte pressão financeira.

Para a S&P, “a pressão de ter as fábricas fechadas é bem diferente dos problemas de uma recessão ‘normal’, pois a Ford não está a gerar receita e o ritmo de gasto de dinheiro, mesmo que seja por poucos meses, poderá ser maior do que sucede durante uma recessão típica.”

Adicionalmente, a S&P colocou o crédito da General Motors em observação, com a agência a dizer que há 50% de possibilidades do grau de confiança da dívida da GM se as fabricas continuarem fechadas mais do que o esperado, levando o fluxo financeiro a ser negativo, consumindo a liquidez e incrementando a sua dívida.” Também a Moody colocou o crédito da GM em observação. A Ford terá uma tarefa complicada, pois o plano de reestruturação no valor de 11 mil milhões de dólares ainda não estava a fazer efeito e o custo para proteger a dívida da Ford face á bancarrota, aumentou muito nas últimas semanas, com os títulos de dívida com vencimento em 2025 a negociarem-se a 75 cêntimos de dólar. Complicada situação no meio desta crise.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)