Start-up especializada na análise de infraestruturas rodoviárias é adquirida pela Michelin

By on 15 Julho, 2022

A Michelin está determinada em dar uma ajuda a otimizar e melhorar a segurança nas estradas, usando a inteligência artificial. E é aqui que entra RoadBotics, a empresa que acaba de adquirir.

A Michelin acaba de anunciar a compra da RoadBotics, uma start-up americana fundada em 2016 e que é especializada na utilização de inteligência artificial para analisar dados das estradas, recolhidos por câmaras, principalmente por smartphones. Graças à tecnologia Computer Vision da RoadBotics, as imagens transformam-se em informação que ajuda a detetar as zonas prioritárias de manutenção.

Com esta aquisição, a Michelin acelera o desenvolvimento das soluções e serviços já oferecidos pelo MICHELIN DDi (Driving Data to Intelligence), o departamento do grupo dedicado à análise de dados e ao comportamento dos condutores.

A tecnologia de análise de imagens desenvolvida pela RoadBotics, em combinação com o conhecimento da MICHELIN DDi, proporcionará aos responsáveis pelas infraestruturas rodoviárias uma informação cada vez mais precisa sobre a causa das diferenças no comportamento dos condutores, o que facilitará a sua tomada de decisões para melhorar a segurança rodoviária de uma forma mais eficiente. O serviço estará inicialmente disponível na América do Norte, chegando, posteriormente, à Europa.

Esta nova aquisição inscreve-se na estratégia de crescimento em torno do pneu da Michelin. Com a aquisição da RoadBotics, a Michelin reforça a sua oferta no domínio da inteligência artificial ao serviço de uma mobilidade mais segura. Gracias ao seu conhecimento em termos do uso dos pneus e dos veículos, da análise dos comportamentos durante a condução, e da experiência relacionada com a gestão de dados, a Michelin enriquece a sua oferta de soluções e serviços específicos para ajudar os gestores de infraestruturas rodoviárias nas suas escolhas destinadas a otimizar e melhorar a segurança das estradas”, declara Lorraine Frega, Diretora de Negócio, Distribuição, Soluções e Serviços, Estratégia, Inovação e Parcerias do Grupo Michelin.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)