Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024
Stellantis Pro One: Ofensiva com várias marcas, para o melhor parceiro de negócio

Stellantis levanta voo com a sua ligação à Archer e a construção de aeronaves

By on 5 Janeiro, 2023

O Grupo Stellantis acaba de anunciar a sua ligação à Archer Aviation com o objetivo de produzir a Midnight, uma aeronave elétrica de descolagem e pouso vertical (eVTOL), que deverá começar em 2024.

Conhecido por ser o recente proprietário de diversas marcas do mundo automóvel, o Grupo Stellantis sai agora do asfalto para os ares, através de uma nova parceria com a Archer Aviation destinada a aproveitar e usufruir dos pontos fortes e competências de cada uma das empresas para a construção de uma nova aeronave.

A contribuição da Stellantis para o novo projeto da Archer, que envolve cerca de 150 milhões de dólares em capital acionista, vai permitir acelerar o seu projeto rumo à comercialização da aeronave “Midnight”, evitando gastos desnecessários que poderiam rondar as centenas de milhões de dólares. Em contrapartida, a Stellantis ficará exclusivamente encarregue da produção em série desta nova aeronave.

Prevista para 2024, a produção da nova Midnight vai fornecer uma nova alternativa de transporte aéreo de curta distância, graças a uma solução alimentada em exclusivo por eletricidade. Esta nova aeronave, uma eVTOL (aeronave elétrica de descolagem e pouso vertical) tem como principais vantagens o facto de ser projetada para ser segura, sustentável e silenciosa. Terá uma capacidade de carga prevista superior a 1.000 libras (454 kg), podendo transportar quatro passageiros e um piloto, e uma autonomia de 100 milhas (160 km), perfeita para deslocações aéreas de curta distância em torno das 20 milhas (32 km), que necessitam de um tempo de carregamento de apenas dez minutos entre cada uma delas.

Trabalhámos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e mantenho-me impressionado pelo seu engenho e compromisso inabalável para com a entrega de resultados”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico, através de planos de aumento da nossa participação, demonstra como a Stellantis supera os seus limites para providenciar uma liberdade sustentável em termos de mobilidade, das ruas e autoestradas até aos céus. Apoiar a Archer com a nossa experiência de fabrico é outro exemplo de como a Stellantis irá liderar o modo como o mundo se move”.

O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer rumo à comercialização e a atribuição de recursos significativos para a construção da aeronave Midnight connosco coloca a Archer numa posição forte para ser líder de mercado”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “As duas empresas estão a dar passos importantes conjuntos para concretizar uma oportunidade única para redefinir o transporte urbano”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)