Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
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Stellantis testou e-fuels em 28 famílias de motores

By on 20 Abril, 2023

A revolução na mobilidade passa também pela criação de diferentes combustíveis e os e-fuels começam agora a ganhar tração e o Grupo Stellantis está atento.

Os e-fuels são um novo nome da moda na indústria automóvel. Estes novos combustíveis são produzidos através da captura de CO₂, normalmente da atmosfera, mas também de fontes industriais, sendo convertidos em combustíveis sintéticos usando eletricidade renovável.

São vistos como os “salvadores” do motor a combustão e começam a ganhar importância acrescida, pois os últimos dados dos mercados apontam para uma subida gradual do preço dos carros elétricos. Ou seja, pretende-se que os utilizadores mudem para Veículos Elétricos, mas se estes confirmarem a tendência de subida de preços, a mudança para uma tecnologia mais verde fica em risco. Mais ainda, as pessoas com menos poder de compra poderão ficar sem opção que não manter o carro antigo com motor a combustão. É uma situação muito volátil ainda que necessita ser pensada com cuidado. Assim, os e-fuels podem ter ainda mais importância, usando uma tecnologia e uma infrastrutura já completamente funcional e pronta. Para já, a Stellantis olha para eles como uma forma de complementar o seu ambicioso plano de descarbonização.

A Stellantis confirmou hoje estar a finalizar os testes com e-Fuels em 28 famílias de motores, de modo a ajudar a acelerar o potencial de redução de emissões de carbono dos 28 milhões motores de combustão interna (ICE) da Stellantis, construídos desde 2014 (Euro 6) na Europa, enquanto mantém o compromisso de vender unicamente automóveis de passageiros BEV (Battery Electric Vehicle) na região até ao final da década. O abrangente protocolo de validação inclui testes de emissões de escape, capacidade de arranque, potência do motor, resistência à fiabilidade, diluição de óleo, depósito de combustível, condutas de combustível e filtros, entre outros. A utilização de e-Fuels num volume máximo de 28 milhões de veículos Stellantis tem um potencial de reduzir até 400 milhões de toneladas de emissões de CO₂ na Europa de 2025 a 2050.

As 28 famílias de motores que estão a ser testadas para as tornar compatíveis com os e-Fuels, o que pode proporcionar uma redução de até 90% das emissões de CO₂, com um potencial de reduzir até 400 milhões de toneladas de CO₂ na Europa, de 2025 a 205

No entanto, a Stellantis está a investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 em eletrificação e software para fornecer veículos elétricos a bateria (BEV) que vão ao encontro da procura dos clientes. A empresa está também a estudar soluções complementares para continuar os esforços de redução de emissões de CO₂, de modo a honrar o seu compromisso de oferecer soluções de mobilidade limpas, seguras e acessíveis à sociedade em geral.

“Estamos a duplicar a nossa luta contra o aquecimento global testando um combustível neutro em carbono como solução complementar à nossa abordagem holística de descarbonização. Enquanto continuamos firmes na execução da nossa estratégia agressiva de eletrificação, também devemos encontrar alternativas inteligentes para lidar com as emissões de CO₂ de 1,3 mil milhões de viaturas com motores de combustão interna existentes”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Ao trabalhar para garantir que os nossos motores Stellantis sejam compatíveis com os e-Fuels, pretendemos dar aos nossos clientes uma nova ferramenta na luta contra o aquecimento global e que poderá ter um impacto quase imediato. É, também, mais uma ação que estamos a levar a cabo e que está bem em linha com o nosso compromisso de neutralidade carbónica a atingir até 2038.”

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