Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3
Goodwood Revival 2024 apenas com combustíveis sustentáveis

Subaru Impreza 22B recriado pela Prodrive está a ser mostrado em Goodwood

By on 23 Junho, 2022

A Prodrive vinca ainda mais a sua ligação à Subaru, criando uma versão moderna de um dos seus maiores ícones. O P25 terá apenas 25 unidades produzidas, por 460 mil libras cada.

Assim que nos lembramos da presença da Subaru no mundial de ralis e de nomes como Colin McRae e Nicky Grist, não vamos demorar muito tempo até que o nome da Prodrive apareça em qualquer lado, uma vez que foi uma daquelas ligações históricas. E num contexto de carros de estrada, o modelo que acaba por representar tudo isso da melhor forma é mesmo o Impreza 22B. Foram produzidas apenas 424 unidades e hoje em dia tem um estatuto de clássico histórico, muito procurado pelos colecionadores.

Para fazer reviver esta lenda, a Prodrive conseguiu encontrar uma forma de construir uma espécie de reinterpretação moderna do 22B, com novas tecnologias, mas todas elas ligadas à condução. A essência do original, no entanto, é para manter o mais intacta possível, tal como podemos ver nas imagens. Ao novo Prodrive P25 que será apresentado em Goodwood, nem sequer falta o icónico tom azul da carroçaria de duas portas.

Serão produzidas apenas 25 unidades do Prodrive P25 e cada uma delas terá o chassis original de um Impreza WRX de duas portas, o mesmo usado no primeiro Impreza WRC. O peso, no entanto, será mais reduzido, graças à utilização de diversos componentes em fibra de carbono, a dinâmica será mais evoluída e o motor mais potente.

Para alimentar este P25, a Prodrive escolheu a versão mais recente do boxer de 2,5 litros da Subaru, com quatro cilindros, mais de 400 cavalos de potência e 600Nm de binário. Inclui um launch-control derivado do sistema usado nos WRC e está acoplado a uma caixa semiautomática de seis relações. Com tudo isto, o P25 acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos, uma vez que o peso também está abaixo dos 1.200 quilos e a tração não poderia deixar de ser feita às quatro rodas.

De resto, a suspensão foi desenvolvida pela Bilstein, o sistema de travagem pela AP Racing, os pneus são uns Bridgestone Potenza e estão instalados em jantes de 19 polegadas da própria Prodrive. As 25 unidades do Prodrive P25 serão construídas nas instalações da empresa, em Banbury, no Reino Unido, sendo que cada uma delas custará cerca de 460 mil libras, mais impostos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)