Magyar Suzuki alcança marca de 4 milhões de carros produzidos na Hungria
Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3

Suzuki LJ80 que pertenceu a Barry Sheene está de regresso a casa

By on 29 Novembro, 2022

A Suzuki conseguiu encontrar o LJ80 azul-claro que pertenceu a Barry Sheene durante mais de 50 anos. E agora, o pequeno todo-o-terreno nipónico está de regresso a casa.

Barry Sheene é uma lenda do motociclismo, tendo sido campeão do mundo por duas vezes e dominado a arte de pilotar uma moto de uma forma audaz e muito própria, que é bastante difícil de comparar. Em 1979, em reconhecimento dos seus tempos como piloto de fábrica, a Suzuki ofereceu-lhe um pequeno LJ80 decorado com as suas cores e com o característico número 7 que costumava usar. O pequeno modelo foi usado por diversas vezes nas boxes e em ações promocionais, tanto pelo piloto como pela sua equipa, antes de ter passado para a quinta da família em Surrey, onde permaneceu até 1987.

Infelizmente, não foi alvo de grandes cuidados e acabou por ser descoberto anos mais tarde num celeiro, coberto de fardos de feno e num estado de conservação pouco simpático. Apesar disso, o carro acabou por receber um completo restauro pelo proprietário seguinte, um ex-diretor de marketing de Suzuki, que devolveu o LJ ao seu estado original, com as especificações exatas de quando foi entregue e Sheene.

O pequeno LJ80 foi novamente vendido a um cliente privado e depois comprado pelo concessionário da Suzuki de Sussex, onde esteve em exposição durante algum tempo, até que voltou a trocar de proprietário, num leilão, passando novamente para uma coleção privada. E agora, mais recentemente, voltou a aparecer no catálogo de leilões da Silverstone para uma venda a ser realizada no NEC Classic Car Show.

A Suzuki soube deste leilão e marcou presença no evento, uma vez que este LJ80, devido à sua história, estava a atrair um nível de interesse bastante elevado. Depois de algumas licitações, a Suzuki acabou mesmo por conquistar esta venda, fazendo a oferta mais elevada até ao bater do martelo. Movido por um pequeno motor de quatro cilindros com 800cc, que não se negou em pegar à primeira e a ser conduzido para fora do evento, estando agora a caminho das instalações da marca, onde fará parte da sua coleção.

Estamos muito entusiasmados e orgulhosos de ser novamente proprietários deste famoso veículo cerca de 42 anos, depois de o termos cedido a Barry Sheene e à sua equipa de corrida. Sendo 1979 o nosso primeiro ano de vendas de automóveis no Reino Unido, o LJ80 ficará em exposição no nosso ‘showroom’ e será utilizado em futuros eventos, em conjunto com a coleção de motos de competição. Os nossos agradecimentos mais uma vez à equipa da Silverstone Auctions por nos sensibilizar para este importante carro da história global da nossa empresa, que se estende por 102 anos, e da Suzuki Motor Corporation, que celebrou o 50º aniversário dos seus icónicos veículos de tração às quatro rodas em 2020”.

Nobuo Suyama, Director Executivo da Suzuki GB PLC

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)