SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

“Tarraco” será o nome do terceiro SUV da Seat

By on 20 Fevereiro, 2018

SEAT Tarraco, será este o nome do terceiro SUV da marca. Os 146.124 fãs da SEAT em 134 países e participantes na última fase do #SEATseekingName decidiram que será Tarraco o nome do novo SUV do construtor espanhol. Tarraco recebeu 51.903 votos válidos (35,52%), à frente de Ávila, que contou com o apoio de 41.993 participantes (28,74%); de Aranda, que foi a terceira escolha mais votada, com 39.321 votos (26,91%); e de Alborán, que recebeu 12.907 participações (8,83%). Os resultados da votação foram certificados pela EY.

Tarraco, como os outros três nomes finalistas, está alinhado com os valores da SEAT e encaixa na perfeição com a personalidade do novo modelo. A localidade, hoje conhecida como Tarragona, é o assentamento romano mais antigo da Península Ibérica e foi a capital de Hispânia durante o Império Romano. Tarragona é uma cidade mediterrânica que respira cultura, espírito jovem, história e arquitetura, valores com que a SEAT se identifica e que transmite através dos seus veículos.

Tarraco é o primeiro nome da SEAT escolhido por votação popular e o décimo quarto topónimo espanhol de um modelo da marca. É preciso recuar ao ano de 1982 para encontrar o Ronda, o primeiro modelo SEAT nomeado com a toponímia espanhola. Desde então, nasceram mais 12 modelos: Ibiza, Málaga, Marbella, Toledo, Inca, Alhambra, Córdoba, Arosa, Leon, Altea e, os dois mais recentes, Ateca e Arona.

#SEATseekingName, uma iniciativa de sucesso

#SEATseekingName superou todas as expetativas. A empresa quer agradecer publicamente a todas as pessoas que participaram nesta votação e, em particular, às de Ávila, Aranda e Alborán, por toda a dedicação e mobilização na iniciativa. Na primeira fase, a SEAT recebeu 133.332 propostas oriundas de 106 países, que sugeriram 10.130 topónimos espanhóis, critério estabelecido pela marca.

De seguida, depois de um rigoroso processo de análise com base em critérios linguísticos e legais, e de assegurado que os nomes se integravam nos valores da marca e transmitiam o espírito do novo modelo, foram selecionados nove semifinalistas. Depois, foi a organização de diversos ‘focus groups’ nos principais mercados e a realização de testes em diferentes países onde a SEAT comercializa os seus veículos, que elegeu os quatro finalistas. Alborán, Aranda, Ávila e Tarraco foram os topónimos escolhidos. A partir desse momento, abriu-se a oportunidade a que todos os fãs da marca votassem, contribuindo para a escolha do seu nome favorito, resultando de todo este processo o vencedor Tarraco.

Novo Tarraco completa a ofensiva SUV da SEAT

Com o novo SEAT Tarraco, o construtor acrescenta um novo modelo à maior ofensiva de produto feita até hoje e completará a gama SUV, que já inclui o Ateca e o Arona, com um modelo de grandes dimensões e de até 7 lugares. A ofensiva de produto arrancou em 2016 com o lançamento do Ateca e prolongou-se em 2017 com a atualização do Leon, a quinta geração do Ibiza e o novo crossover Arona. O SEAT Tarraco será lançado no mercado no final deste ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)