BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Tata Group procura parceiros para a Jaguar Land Rover na BMW e Geely

By on 13 Novembro, 2019

Segundo notícias da Bloomberg, o Tata Group não deseja vender a jaguar Land Rover (JLR), mas já percebeu que precisa de parceiros.

Os responsáveis pelo gigante indiano já tinham referido que não pretendem vender a JLR, mas encontrar formas de colaboração ou parceria, no sentido de ajudar o grupo a crescer com fortes sinergias e poupanças, tão necessárias para o depauperado grupo britânico.

Duas vias se abrem nesta altura: ajuda chinesa ou europeia. A primeira poderá surgir via Geely, outro gigante, este chinês, que já foi sondado. Seria interessante para a JLR ter um parceiro forte num mercado onde as vendas do grupo britânico caíram 50% em 2018.

Por outro lado, a JLR tem já uma colaboração com a BMW, para o desenvolvimento de motores e de tecnologias de eletrificação, pelo que seria lógico um aprofundar da relação. E se o anterior CEO da BMW, Harald Krueger tinha excluído toda e qualquer abordagem para compra de participação no capital, Oliver Zipse pode ter entendimento diferente.

Naturalmente que todas as partes não querem divulgar detalhes, com BMW e Tata a não comentarem, a Geely a negar qualquer negociação. Tudo porque neste momento, está a ser feita uma avaliação financeira do grupo Jaguar Land Rover e a radiografia não é muito bonita e por isso mesmo, a Tata já injetou mais 910 milhões de dólares no capital da JLR para maquilhar as contas do grupo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)