Tesla anuncia que poderá ter de encontrar fontes alternativas de financiamento

By on 30 Abril, 2019

Após o anúncio dos resultados menos agradáveis apurados no primeiro trimestre de 2019, a Tesla veio a terreiro dizer que irá tentar encontrar fontes alternativas de financiamento.

Isto, apesar da empresa norte americana esperar que seja gerado capital suficiente para financiar os seus investimentos e pagar a dívida, pelo menos nos próximos 12 meses. Tudo isto acontece depois de Eln Musk ter sugerido que haverá a necessidade de encontrar mais financiamento após os mais de 700 milhões de dólares de prejuízo registados no primeiro semestre e pela forma como a Tesla está a queimar capital, com as reservas de dinheiro no banco a baixarem bastante (de 3,2 mil milhões de dólares para 2,2 mil milhões em três meses).

Segundo Elon Musk referiu, durante a apresentação de resultados, que “há mérito em conseguir novos financiamentos” e quando interrogado porque razão ainda não o fez, sustentou que “provavelmente, está na hora de o fazer.” Apesar do mau resultado apurado no primeiro trimestre, as ações da Tesla mantiveram-se estáveis com um preço de negociação de 235,31 dólares por ação.

Como referimos, a Tesla possui no banco, neste momento, 2,2 mil milhões de dólares, mas tem previsão de custos entre 2,5 a 3 mil milhões de dólares por anos nos próximos dois anos fiscais. A divida total da Tesla, no final de março era de 10,33 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 9,3 mil milhões de euros. 

Por esta razão, muitos analistas já tinham dito que a Tesla iria necessitar de mais financiamento para cobrir os investimentos na nova fábrica de Xangai e de novos modelos como o Model Y. E foi isso mesmo que a Tesla confessou ao referir no relatório e contas da empresa: “continua a avaliar de forma permanente as nossas necessidades de capital e decidiremos se vamos ou não solicitar mais capital para financiar o rápido crescimento do nosso negócio.”

O problema para a Tesla está no facto de voltar ao mercado de dívida oferecer custos muito mais elevados do que no passado. “Podemos ter necessidade ou desejar recolher financiamento adicional e estes fundos podem não estar disponíveis quando quisermos ou pura e simplesmente, não estarem disponíveis” remata a Tesla no seu relatório e contas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)