Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Tesla e McLaren com problemas de segurança

By on 11 Setembro, 2018

Isto quando os rapazes das universidades começam a imaginar coisas, são terríveis. Três moços americanos espoletaram um terremoto que quase deitou ao chão o grupo VW, mudou o protocolo de homologação de veículos na Europa e deixou mais de metade da industria automóvel atarantada com as mudanças. E debaixo de um manto de suspeição. Desta vez foram os rapazes de uma equipa de pesquisa da Universidade de Leuven, na Bélgica que descobriram uma gravíssima falha de segurança nos modelos da Tesla e, também, da McLaren. Vou-lhe explicar como se faz, mas veja o vídeo e perceba a “limpeza” com que um Model S é roubado “debaixo do nariz” do proprietário.

A equipa que fez este “trabalhinho” trabalha no Cosic (Computer Security and Industrial Cryptography) na área de pesquisa e conseguiu “atacar” um Tesla Model S. levando-o numa questão de segundos. O meliante abriu a porta e saiu com o carro sem danificá-lo e, sobretudo, sem dar possibilidade ao proprietário de reagir.

O sistema que consegue desbloquear os Tesla e os McLaren foi desenvolvido pela empresa Pekton e, pelo que dizem estes investigadores belgas, adapta-se a vários modelos de várias marcas de topo. Destaca-se por ser mais simples de utilizar que outros sistemas existentes porque, dizem estes investigadores belgas, não é preciso estar próximo do carro e do comando do mesmo.

A McLaren, depois de ver o vídeo e as evidências do Cosic, já reagiu e confirmou que “há uma teórica vulnerabilidade do sistema de segurança dos nossos veículos”, porém refere o porta voz da empresa que “não está provado que afete os nossos carros e não temos conhecimento de nenhum McLaren que tenha sido roubado dessa forma.” Seja como for, os clientes da casa de Woking estão a ser contactados por email para os alertar da situação com a McLaren a enviar um sinal que bloqueia o rasteiro sem ser do carro para o comando. Já a Tesla não fez comentários, mas enviou aos clientes um “pin” para que o carro seja desbloqueado para condução, recomendando que seja desligada a entrada mãos livres no carro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)