Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore
20 mil euros para reparar bateria de um Tesla, devido a infiltração de água

Tesla enfrenta processo devido ao pacote de pagamento a Elon Musk

By on 25 Setembro, 2019

Um tribunal do Delaware, nos Estados Unidos da América, quer levar a tribunal o lucrativo e abastado pacote de vencimento do CEO, Elon Musk, depois de um processo instaurado por um dos acionistas da Tesla.

O pagamento feito a Elon Musk era segredo até que a tesla revelou, em 2018, o pacote de rendimentos poderá chegar aos 50 mil milhões de dólares se todos os objetivos da empresa forem alcançados. Um dos objetivos inclui aumentar em dez vezes a capitalização em bolsa da Tesla até aos 650 mil milhões de dólares. Uma valorização que tornaria a marca americana na quarta empresa mais valiosa dos EUA!

Esta decisão indefere o pedido feito pela Tesla de anular uma ação interposta por um acionista que visava, diretamente, o enriquecimento indevido de Elon Musk através deste pacote de remuneração do CEO. Perante esta decisão, a Tesla vai ter de se defender em tribunal a sua inocência na acusação de violação do seu dever fiduciário ao aprovar esse pacote que enriquece Elon Musk de forma injusta.

Foi Richard Tornetta, acionista da Tesla, quem lançou este processo que solicita à justiça que o pacote de remuneração seja anulado e que o conselho de administração seja remodelado para proteger os acionistas e investidores. Esta posição, apoiada por vários outros investidores, acaba por ser sustentada pela confissão da administração da Tesla que o comité de remuneração não é independente de Elon Musk. O tribunal que deu provimento às pretensões à ação entreposta, refere que arquivaria o processo se o pacote remuneratório de Elon Musk fosse negociado por um conselho independente e aprovado pela maioria dos acionistas e não apenas pelos afiliados do CEO da empresa.

O tribunal do Delaware deu como provado que apesar de não deter a maioria do capital acionista da Tesla, Elon Musk tem um domínio efetivo sobre a empresa e torna-o um “controller” dentro da administração. Por essa razão, o conselho de administração deverá estar sujeito a maior supervisão legal no que toca às decisões sobre o CEO.

Mais um processo, dos muitos que já foram instaurados à Tesla, e que têm como ponto de partida Elon Musk. Recordamos que devido a declarações no Twitter e pelo desrespeito pela SEC (a CMVM dos EUA), Musk já perdeu a presidência da empresa e tem as suas ações controladas pelo comité de supervisão da empresa. A Tesla suspendeu o pagamento de salário a Musk, até que a situação seja esclarecida.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)