Facelift do Tesla Model 3: novo estilo, habitáculo melhorado e mais autonomia
Tesla Model 3 por 18.525$: um negócio automóvel “uma vez na vida”

Tesla Model 3 já é o modelo elétrico mais vendido na Europa

By on 26 Março, 2019

Após o seu primeiro mês de venda completo no Velho Continente, o Tesla Model 3 é o veículo elétrico mais vendido na Europa.

Foram um total de 3657 unidades vendidas em fevereiro que deram a liderança á Tesla entre os veículos elétricos, confortavelmente na frente do Renault Zoe (2884 unidades), Nissan Leaf, BMW i3 e Hyundai Kauai Electric, os cinco mais vendidos em toda a Europa.

Fonte: Jato Dynamics

O comportamento do Tesla Model 3 não é normal, pois novos modelos levam sempre alguns meses até conseguirem, caso tenham capacidade e qualidades, chegar ao topo das vendas. Naturalmente que os volumes em questão são pequenos e a especificidade do mercado a isso conduziu.

Mas mais que ser o modelo elétrico mais vendido em fevereiro, bateu o Mercedes Classe C, o BMW Série 3 e o Audi A4, isto num mercado europeu que voltou a escorregar em fevereiro, 1,3% face a 2018, com 1,14 milhões de unidades vendidas. Outra particularidade divulgada pela Jato Dynamics, é que a maioria dos Tesla Model 3 comercializados foram para mãos de privados e não para empresas, algo que também não é normal.

O mercado europeu assistiu a um aumento ligeiro do consumo de modelos a gasolina (58%, mais 3% que em 2018), declínio do diesel (34%, menos 5%) e aumento nos eletrificados, de 5,1% para 6,5%, com o Tesla Model 3 a perder, apenas, para o Toyota CH-R, híbrido de sucesso que vendeu em fevereiro 8 690 unidades e que lidera entre os eletrificados, seguido do Yaris Hybrid (8112 unidades), do RAV4 (4976 unidade) e do Toyota Auris (3268 unidades).

Claro está que olhando ás vendas dos carros convencionais, o Tesla Model 3 é uma gota no oceano: o VW Golf vendeu 31 769 unidades, só em fevereiro, seguido das 26 062 unidades do Renault Clio e as 22 610 unidades do VW Polo. O crescimento está lá, a tendência também, mas ainda falta muito caminho para chegar à superioridade esperada dos modelos eletrificados face aos convencionais.

Fonte: Jato Dynamics
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)