Novo Dacia Spring: Preços anunciados, a partir de 16.900€
VW ID.4: Elétrico mostra-se ao mundo, à boleia de Kong e Godzilla

Tesla Model Y e Dacia Sandero são os carros mais vendidos na Europa

By on 22 Abril, 2023

É um pódio algo peculiar, mas os dados das vendas de carros na Europa no primeiro trimestre são claros. O Tesla Model Y foi o carro mais vendido, seguido do Dacia Sandero. O VW T-Roc fecha o top 3.

Com 71.683 unidades vendidas no primeiro trimestre, a Tesla viu o seu Model Y chegar ao topo de vendas (variação positiva de 173%), seguido de perto pelo Dacia Sandero, com 60.202 unidades vendidas (variação positiva de 23%). A luta pelo terceiro lugar foi renhida, mas foi o T-Roc da VW a ficar com o último lugar do pódio (54.960, +50%), seguido do Peugeot 208 (53.336, +3%), do Opel/Vauxhall Corsa (53.307, +38%) e do Toyota Yaris Cross (53.050, +57%).

No que diz respeito aos elétricos, o Model Y foi, obviamente, o mais vendido, seguido do Tesla Model 3 (19.621, -40%) e do Volkswagen ID.3 (17.316, +105%).

Volkswagen (332.723, + 25%), Toyota (220.019, + 19%) e Peugeot (178.572, +9%) foram as marcas mais vendidas no primeiro trimestre deste ano.

Estes dados são da JATO e mostram uma tendência interessante. O carro mais vendido na Europa tem como preço base (em Portugal) de 45 mil euros, enquanto o segundo carro tem como preço base (em Portugal) de 11 mil 650 euros. Esta discrepância de preços pode ter várias interpretações, mas não custa entender que a transição para os veículos elétricos têm de ser alvo de uma reflexão. Se olharmos para os elétricos mais vendidos, o top 5 é composto por quatro carros com preço base acima dos 40 mil euros (Model Y, Model3, VW ID3 e VW ID.4) com o quinto mais vendido a ser o Dacia Spring com preço base a rondar os 20 mil euros. O Model Y vendeu mais de 71 mil unidades, o Spring 14 mil. Apesar de vermos um aumento no número de vendas em elétricos, a aquisição destes é onerosa. Aliás, todo o mercado automóvel tem visto uma tendência pouco saudável de subida, numa altura em que a população em geral tem de lidar com níveis de inflação que tornam por vezes o investimento em novos carros proibitivos. Será este um sinal claro, ou apenas circunstancial? Deveremos olhar para os números com cautela, mas esta tendência deve ser analisada e olhada com atenção. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)