Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Tesla Smart Summon colocado em causa em muitos vídeos que circulam na internet

By on 2 Outubro, 2019

A versão 10 do software dos carros da Tesla, trazia consigo a função “Smart Summon” que, na essência, permite que o utilizador possa mandar o carro vir ter com ele através da geo-localização ou través do GPS do smartphone.

O problema é que o “gadget”, como muitos outros da Tesla, parece não funcionar da melhor maneira e circulam na internet muitos vídeos sobre acidentes e quase acidentes, devidos a esta nova função.

Basta ver os vídeos para se perceber que o “Smart Summon” está muito longe de ser algo confiável. Mas a Tesla continua a insistir nas capacidades de condução autónoma dos seus modelos com o sistema Autopilot, e tem recebido criticas, algumas furiosas, de utilizadores e de observadores.

Jason Levine, diretor executivo da Auto Safety, influente organização para a segurança rodoviária, disse ao Automotive News que “o uso continuado por parte da Tesla do termo ‘condução autónoma total’  é intencionalmente enganoso e factualmente impreciso, mas diz bem do que é a Tesla e do que pretende, ou seja, estar sempre nas notícias e conseguir abafar as notícias menos boas sobre os relatórios e contas de cada trimestre.”

Mas foi mais longe este advogado. “A função ‘Smart Summon’, quando funciona, é muito interessante em termos de tecnologia, mas não chega nem perto daquilo que todos esperamos da autonomia total que, deseja-se, venha reduzir dramaticamente o número de acidentes e fatalidades. No limite, ao continuar a exaltar as qualidades do AutoPilot com termos como ‘enhanced Autopilot’, a Tesla só amplia as possibilidades de um uso indevido da função e provocar mais lesões e mortes na estrada.” 

A Tesla respondeu em comunicado, referindo que o sistema “Smart Summon” tem um alerta que lembra aos condutores que eles ainda são os responsáveis pelos seus veículos quando usam esta função. “Você é o responsável pelo seu carro e deve monitorizar todo o seu entorno permanentemente, mantendo tudo na sua linha de visão, pois o sistema poderá não os perceber. Tenha especial atenção quando em redor do carro estiverem muitas pessoas, bicicletas ou carros.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)