Quer comprar o Ferrari Enzo de Fernando Alonso? Saiba quanto terá de pagar
Aston Martin DBS 770 Ultimate vendido em leilão por 750 mil francos suíços

“The Beast”, ou “o carro de estrada mais potente do mundo”, vai ser leiloado

By on 7 Março, 2023

É um automóvel bastante conhecido no mundo dos clássicos e conta com um visual único, pois não existe mais nenhuma unidade. “The Beast” e o seu motor V12 de 27.000cc vai ser vendido no próximo leilão da Car & Classics.

Um formato muito peculiar e um comprimento de 5,8 metros são dois dos principais cartões de visita do automóvel que muitos conhecem como “The Beast”. No entanto, a sua característica mais exclusiva é o facto de estar equipado com um motor de avião de 27.000 centímetros cúbicos previamente usado num Spitfire. O seu criador, John Dodd, perdeu a vida no final do ano passado aos 90 anos de idade, mas foi ele que o manteve desde o final dos anos 60 até agora.

A história desta “Besta” começou em 1966 quando Paul Jameson construiu um chassis com um motor Rolls-Royce de 27 litros. John Dodd construiu a caixa de velocidades para este projeto e acabou mesmo por comprá-lo, enviando-o posteriormente para a Fibre Glass Repairs, dos mesmos proprietários da Santa Pod Raceway, para que este recebesse uma carroçaria. Em homenagem à proveniência do motor, o desenho da “Besta” incluiu uma grelha frontal da Rolls-Royce e até um Spirit of Ecstasy.

Uns anos mais tarde, quando este automóvel regressava da Suécia, ficou bastante danificado num incêndio, mas isso só fez com que Dodd tivesse a desculpa perfeita para melhorar o conceito original. Foi adquirido um novo motor Merlin de 27 litros, o mesmo que ainda equipa a “Besta” atualmente e adicionada uma grelha frontal de um Rolls-Royce Silver Shadow. No entanto, a própria Rolls-Royce não achou muita piada a esta ideia e colocou John Dodd em tribunal. Dodd acabou por fugir do país por esse motivo, mas uns anos mais tarde, a “Besta” voltou a juntar-se a ele, em Espanha, onde foi mantido em uso regular. E o mais curioso, é que nos documentos, continua a estar registado como um Rolls-Royce.

O seu motor V12 Merlin com 27.000 centímetros cúbicos, naturalmente aspirado, terá, alegadamente, uma potência máxima de 750 cavalos, um número que o ajudou a alcançar os 294,5 km/h em 1973, uma velocidade registada pelo RAC. E cinco anos mais tarde, em 1977, a “Besta” foi também inscrita no Livro de Recordes do Guiness como o carro de estrada mais potente do mundo. Já no que diz respeito ao consumo de combustível, não houve nenhum recorde registado, mas a média anunciada com um valor muito próximo dos 120 l/100 km também seria digna de registo.

O “Car & Classic foi a escolha lógica para a primeira venda de The Beast na sua história com mais de 50 anos”, refere Tom Wood, CEO da Car & Classic. “O nosso leilão online é agora o maior do Reino Unido e o site atrai milhões de pessoas mensalmente. Não que este carro precise de muita promoção – é tão famoso que pode ser referido pelo seu apelido, ‘The Beast’, e os entusiastas de automóveis clássicos saberão imediatamente de que exemplo de património excêntrico motorizado estamos a falar. Esta é mesmo uma daquelas oportunidades na vida e espero que o sortudo novo comprador continue a usar e a desfrutar do carro da mesma forma como John o fez”. O leilão da “Besta” terá início esta semana, no dia 9 de março e terá uma duração de sete dias.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)