Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Todos os Bugatti Centodieci têm de ser aprovados em estrada por Steve Jenny

By on 13 Novembro, 2022

Existem apenas dez unidades do Centodieci, mas todas elas têm de passar pelas mãos de Steve Jenny, o mais experiente e exigente dos pilotos de testes da Bugatti.

O Bugatti Centodieci é uma das mais recentes criações da marca de Molsheim e também uma das mais exclusivas, com apenas dez unidades produzidas. No entanto, não foi por isso que deixou de ser desenvolvido da mesma forma que todos os outros modelos da marca, com todos os testes de estrada e outros.

Por entre os membros dessa equipa de testes está Steve Jenny, apontado pela marca como o mais experiente e meticuloso dos seus pilotos de testes. Pelas suas mãos, já passaram modelos como o Veyron, o Chiron, o Divo, e agora, o Centodieci, num total de mais de 350 mil quilómetros. Nem mesmo o La Voiture Noire dispensou a sua aprovação. Por essa mesma razão, e apesar de serem apenas dez unidades, todas elas têm de passar pelas mãos de Jenny antes de serem entregues ao cliente final.

A sua experiência e capacidade de estar alerta ao mais ínfimo dos detalhes, fez com que fosse o escolhido para a aprovação dinâmica de cada um dos Centodieci, que já estavam todos vendidos mesmo antes da sua apresentação oficial. Em cada um dos testes efetuado por Steve Jenny, cada um dos Bugatti é preparado para os “maus-tratos” que vai receber. E, ao longo de cerca de cinco horas, são percorridos perto de 300 quilómetros nos mais variados tipos de estrada e de superfície.

Os testes dinâmicos incluem estradas de montanha, autoestrada, uma passagem por diversas das vilas Alsacianas e até uma pista fechada de um aeroporto local, onde é testada a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,4 segundos e uma velocidade em torno dos 380 km/h. Neste mesmo local, são também testadas mudanças de faixa rápidas, slaloms a alta velocidade e diversas outras situações, independentemente das condições atmosféricas registadas. Tudo para que cada um dos dez Centodieci seja um verdadeiro Bugatti e fique justificado o seu preço em torno dos oito milhões de euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)