Magyar Suzuki alcança marca de 4 milhões de carros produzidos na Hungria
Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3

Tokyo Auto Salon: Suzuki transforma o Jimny em “pickup”

By on 28 Dezembro, 2018

O sucesso do Jimny está a proporcionar dias felizes aos produtores de “kits” para o modelo, criados à revelia da Suzuki. A casa japonesa vive dias de fulgor com o tremendo sucesso do pequeno todo o terreno e, depois de ver muitos “brincarem” com o divertido Jimny, chegou a sua vez.

O Salão de Tóquio, que se realiza em janeiro, será palco para a revelação de algumas versões feitas pela Suzuki tendo por base o Jimny. O primeiro chama-se Jimny Survive e tem como base o modelo japonês com o tricilindrico turbo com 0.66 litros e 64 CV, ou seja, o Jimny KeiCar que só se vende no Japão. Equipado como um Land Rover Defender preparado para a selva, está pensado para ser usado em situações extremas. Não tem para choques, ostenta um enorme guincho na frente, rampas para desatascar o Jimny, “roll-bar” exterior, proteções de alumínio nos cantos do carro, proteções para os faróis, ganchos de reboque e jantes e pneus para terrenos complicados.

O segundo chama-se Jimny Sierra, tem por base o modelo vendido na Europa, por exemplo, com o motor 1.5 litros de quatro cilindros. É uma pequena “pick-up” que recorda os “woodies” americanos. Não falta, sequer, a faixa a imitar madeira na lateral do carro, um “rol-bar” traseiro onde estão penduradas quatro luzes suplementares. As jantes são uma réplica do passado, com pneus para fora de estrada. Os para choques são mais radicais, com anéis de reboque. O tamanho da caixa de carga será, sempre, diminuto, pois bagageira é algo que o Jimny simplesmente não conhece. Mas o importante não é, claramente, a capacidade da bagageira, mas sim a transformação em “pick-up”.

Quanto ao Swift, a Suzuki vai revelar um protótipo Sport Yellow Ver que, pelo visto, não tem mais nada que a agressiva pintura a amarela que lhe dá um aspeto impressionante.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)