Alfa Romeo celebra Dia do 33 Stradale: Um Tributo à Excelência Automóvel
Kimera: Evo 038 apresentado no Salão de Genebra

Tonale PHEV: o novo SUV compacto da Alfa Romeo lança ofensiva híbrida

By on 5 Março, 2019

Situado abaixo do Stelvio, o Tonale é um SUV compacto que bebe inspiração nos modelos do passado da Alfa Romeo, mas com um olhar para o futuro com uma proposta de mecânica híbrida Plug In.

Esta mecânica, que aparecerá brevemente no Jeep Renegade, faz parte da ofensiva de eletrificação da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) que se transversal a todas as marcas, com motorizações híbridas e elétricas. O Tonale é uma aposta forte da casa do Biscione, pois como Tim Kuniskis, o patrão da Alfa Romeo, declarou na revelação do carro, “será um SUV compacto como nenhum outro, que vai abraçar os valores base da marca: tecnologia avançada, eletrificação e um estilo italiano deslumbrante” e triunfante, quiçá, empolgado, concluiu dizendo que “nós não vamos lançar um CUV qualquer! Vamos lançar um CUV que só a Alfa Romeo pode lançar!”

O Tonale tem um estilo único, com muita inspiração nos atuais modelos, nomeadamente, o Stelvio, mas também em criações antigas. Por exemplo, as rodas lembram o 33 Stradale e os faróis lembram, muito, o Brera e o fabuloso SZ.

Mas o que mais interessa é a mecânica híbrida Plug In do Tonale. Desenvolvido para ajudar o Tonale a ter o melhor comportamento do segmento, o sistema que estará presente no Renegade deverá debitar 240 CV. A Alfa Romeo não divulgou dados sobre o Tonale, mas acredita-se que deverá ter bem mais que aquela potência. Pelo menos, olhando áquilo que Kuniskis disse e que a Alfa Romeo plasmou no comunicado de imprensa. O modo Dynamic do DNA desaparecerá para dar lugar ao modo “Dual Power” (manter-se-á como DNA o sistema de modos de condução) que tirará o melhor do sistema híbrido, com o motor térmico e o motor elétrico a oferecerem a melhor performance.

No interior, a Alfa Romeo não hesitou e oferece materiais de qualidade, com um painel de instrumentos feito com um ecrã de 12,1 polegadas e um ecrã de 10,23 polegadas na consola central, sensível ao toque. Este servirá um novo sistema de info entretenimento que a FCA está a desenvolver.

Não foi revelada qualquer pista sobre se o Tonale chegará, ou não, à produção em série, mas no plano da Alfa Romeo, está lá um SUV compacto a ser lançado em 2022. Poderá ser este Tonale a surgir, modelo que foi buscar o nome, tal como sucede com o Stelvio, a uma estrada de montanha italiana situada a 1883 metros de altitude. Já agora, dizer que a estrada Stelvio situa-se na mesma zona, mas um pouco mais acima…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)