Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota acaba de enriquecer a gama Yaris Cross, com uma nova versão GR Sport

By on 30 Agosto, 2022

O Yaris Cross é um Crossover destinado a ritmos mais urbanos, mas não é por isso que fica limitado à cidade. Com a nova versão GR Sport, o visual fica mais desportivo e a dinâmica também conta com algumas melhorias.

Por norma, os modelos da Toyota que incluem as letras GR na sua designação, são as que contaram com a participação da Gazoo Racing no seu desenvolvimento. Mas isto não quer dizer que sejam automóveis construídos de raiz para serem verdadeiros desportivos. Em alguns casos, como este Yaris Cross, por exemplo, a inclusão da versão GR Sport significa que há um visual mais desportivo e alguns ajustes destinados a melhorar a sua dinâmica.

As alterações mais visíveis são as da carroçaria, que recebe uma pintura de dois tons, além dos pára-choques de visual mais desportivo com grelhas a condizer. Além disso, há também jantes de liga leve com 18 polegadas de diâmetro e uma nova cor para a carroçaria, o cinza dinâmico, que será sempre disponibilizado em combinação com o tejadilho em negro.

A bordo, passam a estar incluídos assentos mais desportivos e com um maior apoio lateral, forrados em pele e Alcantara, com costuras em vermelho, além do volante e da caixa de velocidades que também recebem o mesmo acabamento em pele, com pespontos vermelhos. O botão destinado a iniciar o motor, ou neste caso, o sistema híbrido, inclui o logo ‘GR’, também presente nos encostos de cabeça e no volante, faltando apenas referir a presença de alguns elementos metálicos nos painéis das portas, na instrumentação e nos pedais, com capas mais desportivas em alumínio.

O capítulo da dinâmica foi melhorado com um novo acerto da suspensão e da direção, com o objetivo de baixar ligeiramente o centro de gravidade e evitar movimentos exagerados da carroçaria, fazendo com que o Yaris Cross se torne mais divertido de conduzir numa estrada de traçado mais sinuoso, por exemplo.

A chegada do Toyota Yaris Cross GR Sport ao mercado nacional, na sua versão híbrida, está prevista para o final deste ano, passando diretamente para o lugar de topo em termos de oferta de equipamento de série na gama Yaris Cross, sendo que os preços ainda estão a ser finalizados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)