Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota ameaça com saída do Reino Unido se não houver acordo no Brexit

By on 8 Março, 2019

Voltam a soar as campainhas de alarme no nº10 de Downing Street e nas orelhas de Theresa May: a Toyota ameaça sair do Reino Unido se não houver acordo no Brexit.

Foi Johan van Zyl, presidente da Toyota Motor Europe, que disse aos jornalistas presentes no Salão de Genebra que “se o ambiente económico começar a tornar-se muito complicado, claro que esse tipo de decisões (sair do Reino Unido, ndr) têm de estar na nossa agenda”, sustentando que “felizmente, penso que teremos capacidade de evitar uma saída do Reino Unido.”

Estes comentários de um alto responsável da Toyota na Europa, vêm no seguimento dos anúncios da Nissan (que deixará de produzir o X-Trail em Inglaterra) e da Honda (fecho da fábrica de Swindon em 2021), ameaçando desmantelar aquela que foi, durante anos, a plataforma de produção e distribuição de veículos japoneses para o Velho Continente. Curiosamente, Nissan, Honda e Toyota, são proprietários de três das seis maiores fábricas das ilhas britânicas.

A Topyota investiu perto de 260 milhões de euros na sua fábrica britânica, em 2017, para preparar a produção do novo Corolla. O ano passado, a marca japonesa produziu 129 070 unidades do Corolla na sua fábrica de Burnaston, centro de Inglaterra. A Topyota tem outra fábrica, desta feita de motores, em Deeside, País de Gales, onde produz os motores 1.6 e 1.8 litros a gasolina, tendo esta unidade fabril produzido 308 415 motores em 2018.

“Se existir um mau Brexit, temos de olhar cuidadosamente para o nosso investimento” rematou Johan van Zyl, deixanco a mensagem que acredita que a União Europeia e o Reino Unido vão encontrar a melhor de levar a cabo o Brexit, pois precisa de tomar decisões sobre o local onde vai produzir a próxima geração do Corolla quando o novo modelo, acabado de revelar, terminar o seu ciclo de vida em 2023/2024. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)