Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota anuncia 10 novos veículos BEV até 2026

By on 13 Abril, 2023

A Toyota anunciou a produção de 10 novos veículos elétricos de baterias até 2026 com o objetivo de alcançar a marca de 1.5 milhões de veículos vendidos anualmente em todo o mundo. O construtor japonês quer focar-se ainda numa unidade especializada na produção de veículos de baterias de nova geração.

O plano é passar a ser um dos maiores ‘players’ na produção de veículos elétricos a bateria, ao invés da aposta nos híbridos, indo ao encontro do que seus investidores pediram e depois das críticas à lentidão com que a Toyota apostou nestes veículos.

“Nos próximos anos vamos expandir o nosso alinhamento na importante categoria de baterias elétricas”, disse o CEO da Toyota Koji Sato.

Espera-se que até 2030 metade da produção mundial seja de veículos elétricos, mas para a Toyota os híbridos continuam a ser um pilar importante na sua política e no hidrogénio, como tinha deixado claro o CEO em março, ainda antes deste anúncio. O foco do construtor japonês estava no hidrogénio, acreditando ser esta a forma mais adequada para atingir a neutralidade carbónica, ao invés dos BEV – veículos elétricos alimentados a bateria, uma opção cada vez mais usada por muitos dos construtores mundiais.

Entre os 10 modelos elétricos deverão constar a aposta de um ‘ute’ – um “coupé utility” para o mercado asiático – um ‘hatchback’ para o segmento C, um SUV de sete lugares, que poderá ser produzido nos EUA e também modelos premium da Lexus.

É uma mudança na política do construtor japonês, que para atingir a marca de 1.5 milhões de veículos vendidos anualmente em todo o mundo se viu obrigado a encarar os BEV como opção. Os resultados das vendas em rota descendente no mercado norte-americano (queda de 9% no primeiro trimestre de 2023), ao contrário de alguns dos construtores rivais como a General Motors (um aumento de 18% no mesmo período), parecem ter dado impulso a esta alteração.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)