Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota apoia projeto de carro voador para 2020

By on 17 Maio, 2017

A Toyota decidiu apoiar financeiramente um projeto de carro voador desenvolvido por um grupo de jovens engenheiros que espera estar presente, em 2020, no momento de acender a chama olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O grupo de engenheiros, criado em 2012 sob o nome de Cartivator, anunciou este fim de semana que reuniu uma soma de 42,5 milhões de ienes (cerca de 338 mil euros) de 15 companhias do grupo Toyota.

Batizado SkyDrive, o veículo conta com 2,90 m de comprimento e 1,30 m de largura, podendo voar a 100 km/h a uma altura de 10 metros e sobre três rodas a 150 Km/h. Os engenheiros envolvidos, de diferentes empresas, afirmam que apenas participam no desenvolvimento do veículo voador nos seus tempos livres.

skydrive

O objetivo final – para lá de acender a chama olímpica – passa por, até 2050, “criar um mundo onde qualquer pessoas possa voar” de modo a acabar com o tráfego citadino, particularmente nos países desenvolvidos, explicaram os mentores do projeto citados pela France Press.

Recorde-se que mais empresas já estão a imaginar veículos voadores como a Uber (que até 2020 espera realizar as primeiras demonstrações de um sistema futurista de transporte), o grupo Airbus (que apresentou este ano em Genebra um protótipo de carro voador) ou Larry Page, co-fundador da Google.

Luís M. Mota

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)