Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota apresenta cápsula portátil de hidrogénio com inúmeras possibilidades de utilização

By on 9 Junho, 2022

Em conjunto com a Woven Planet, a Toyota acaba de apresenta um protótipo de uma nova cápsula, portátil, destinada ao transporte de hidrogénio e ao abastecimento de diversas soluções.

A Toyota continua muito focada nas soluções energéticas baseadas na utilização de hidrogénio, uma vez que não dá origem a qualquer emissão de CO2. Além disso, se for produzido a partir de fontes de energia renováveis, como a eólica ou solar, por exemplo, mas também a geotérmica ou a gerada através de biomassa, as emissões de CO2 também são mais reduzidas durante o processo de produção.

E agora, em conjunto com a Woven Planet, uma das suas subsidiárias, e com o objetivo de dar um enorme passo no que diz respeito à utilização deste tipo de solução, a Toyota acaba de apresentar um novo protótipo funcional de uma cápsula que é capaz de transportar hidrogénio e abastecer diversos sistemas e dispositivos como se fosse uma espécie de pilha de maiores dimensões.

A marca acha que, com uma solução deste género será muito mais simples levar o hidrogénio até aos locais onde as pessoas vivem, trabalham e se divertem, sem a necessidade de tubos de abastecimento ou outras dificuldades.

Com um comprimento de 40 centímetros e um diâmetro de 18 centímetros, esta “bateria” de hidrogénio pesa cerca de cinco quilos e tem a capacidade de se poder ligar ou desligar facilmente, sendo trocada por outra enquanto a primeira carrega. Além disso, a sua facilidade de utilização, faz com que, por exemplo, numa situação de calamidade, possa ser levada energia a locais remotos ou privados de eletricidade com uma grande facilidade, não sendo necessária uma enorme estrutura para conseguir dar uso a uma solução deste género.

Atualmente, o hidrogénio já pode ser utilizado para gerar eletricidade em sistemas que usam uma célula de combustível, mas também como combustível. E no caso desta bateria portátil, poderá muito bem ser uma solução para fornecer energia limpa a automóveis, habitações e muitas outras soluções.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)