Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota apresenta edição especial do 10º aniversário do GT86

By on 28 Julho, 2022

Mais uma vez, é uma edição especial que apenas estará disponível no japão e que gostaríamos muito de ver por cá. O Toyota GR86 10th Anniversary Special Edition está destinado a comemorar os dez anos desde o lançamento do GT86.

O número 86 já tem uma longa história na Toyota, desde a introdução no mercado do Corolla com a designação AE86, em 1983. Era um modelo conhecido pela sua dinâmica e diversão na condução, com uma fabulosa tração traseira e que ficou conhecido por fazer parte de Initial-D, uma série de filmes Manga inspirados nas corridas ilegais no Japão.

Depois da sua produção ter sido descontinuada, o AE86, Corolla Levin ou Sprinter Trueno, tornou-se um automóvel de culto, sendo que este número mágico acabou por ser “ressuscitado” em 2012 com a apresentação do novo Coupé GT86. No meio de carros mais eficientes em termos energéticos, sistemas híbridos e outros, o GT86 foi uma lufada de ar fresco para os mais apaixonados pela condução, uma vez que oferecia muito divertimento com pouco esforço e até, por pouco dinheiro.

Nasceram inúmeras interpretações desde modelo, por outros tantos preparadores e entusiastas, com as mais variadas alterações na dinâmica, na estética e até no motor. Aliás, muitos modelos receberam mesmo um novo motor, bem mais potente.

Praticamente dez anos depois, chega ao mercado uma nova proposta da Gazoo Racing, destinada a dar continuidade ao sucesso do GT86. É designado por GR86, inclui um motor boxer de quatro cilindros, com 2,4 litros de capacidade e 234 cavalos de potência e acaba de receber uma edição especial limitada destinada a comemorar os dez anos desde o lançamento do GT86.

Infelizmente, estará apenas disponível no japão e só durante uns meses. Tem a carroçaria pintada num tom laranja semelhante à cor de lançamento do GT86, com ligeiros apontamentos no habitáculo com o mesmo tom, que ganham maior destaque com os tons mais escuros. E para distinguir esta edição especial, foi também adicionado um logo específico no vidro e nos painéis das portas no interior deste modelo.

Na América do Norte está também a ser apresentada uma ideia semelhante, mas que adiciona jantes de 18 polegadas com um desenho exclusivo, um aileron na tampa da bagageira, modificações no sistema de escape e umas faixas negras no pilar traseiro. E esta, está limitada a 860 unidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)