Toyota Gazoo Racing homenageia Le Mans com um Prius muito especial
Novo Toyota Prius plug-in já disponível para reserva online

Toyota apresenta Prius com tração integral

By on 29 Novembro, 2018

O Salão de Los Angeles foi o palco para a Toyota revelar o renovado Prius que além de pequenas alterações estéticas, oferece, agora, uma variante com tração integral AWD-i.

Além das alterações feitas no estilo exterior – redesenho dos faróis e dos farolins, novos para choques e um novo desenho trapezoidal da traseira – o Prius também recebeu novidades no interior. O tabliê foi redesenhado, o mesmo se passando com alguns comandos e com o painel de instrumentos. Foi acrescentado um tabuleiro para o carregamento sem fios do smartphone de maiores dimensões para que os cada vez maiores terminais sejam acomodados e a mais recente geração do sistema de info entretenimento Toyota Touch 2.

A maior alteração é a versão AWD-i, sobre a qual a Toyota não revelou muito. O sistema utiliza um segundo motor elétrico para oferecer tração ao eixo traseiro, sendo que tudo está pensado para que a tração integral seja acionada quando o carro arranca com velocidades acima dos 12 km/h e entre os 12 e os 70 Km/h, sempre que os sensores detetarem baixa aderência.

A Toyota, como referimos, não deu detalhes sobre o sistema, limitando-se a referir que é compacto e leve e como não possui diferencial central ou sequer veio de transmissão, o AWD-i terá impacto mínimo na capacidade da mala ou na habitabilidade. Também os valores de consumo e de emissões não serão afetados de forma clara. O Prius AWD-i regressa ás baterias de níquel cádmio porque a Toyota entende que está otimizada para climas frios.

O renovado Prius estará á venda em 2019, com o lançamento europeu a ser cumprido no Salão de Bruxelas, a realizar-se em janeiro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)