Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota apresenta protótipo do GR Yaris movido a hidrogénio

By on 2 Dezembro, 2021

Este Toyota GR Yaris partilha a motorização experimental a hidrogénio utilizada no Corolla Sport que corre na competição Super Taikyu, no Japão.

A Toyota lidera a união de fabricantes japoneses que pretendem manter os motores a combustão no futuro, mas com recurso a combustíveis limpos. Para demonstrar que isso é possível, a Toyota criou um Corolla Sport com motorização experimental a hidrogénio para correr na competição Super Taikyu, no Japão. Agora, decidiram utilizar essa mesma mecânica no Toyota GR Yaris Concept, a versão desportiva do utilitário. De referir que este concept recorrer ao combustível, depósito e processo de reabastecimento do Mirai, um carro movido a hidrogénio que já se encontra em comercialização. Apesar deste tipo de tecnologias ainda estar nas primeiras fases de desenvolvimento e experiência, a Toyota pretende demonstrar que este tipo de soluções pode ser utilizado nos veículos desportivos no futuro, numa espécie de “segunda vida” aos motores a combustão.

O Toyota GR Yaris concept está equipado com o mesmo motor três cilindros em linha de 1.6 litros, turbo, utilizado no GR Yaris que já ensaiámos, mas com um sistema de injeção distinto e preparado para hidrogénio. A Toyota relembra que o hidrogénio queima de forma mais rápida do que a gasolina, o que resulta numa boa capacidade de resposta ao acelerador, ao mesmo tempo que oferece uma componente ambiental bastante positiva. Este tipo de combustível tem o potencial adicional de oferecer uma experiência de condução divertida ao manter os sons tão característicos dos motores a combustão.

“Demos o primeiro passo para competir e desenvolver o nosso motor movido a hidrogénio com a mentalidade de enfrentar o desafio. Imagino que as coisas vão parecer um pouco diferentes daqui a 10 anos, e espero que as pessoas olhem para trás e vejam como enfrentámos o desafio com positivismo e desfrutamos de cada modelo dele”, refere Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)