Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota BZ4X Concept, o protótipo que vai dar origem ao primeiro 100% elétrico da marca que chega em 2022

By on 19 Abril, 2021

A Toyota revelou o novo BZ4X Concept, o protótipo que nos mostra como será o primeiro 100% elétrico da marca nipónica. Desenvolvido em parceria entre a Toyota e Subaru, ou seja, vamos ter uma solução semelhante com o logo da Subaru, vai dar origem a um SUV de dimensões médias e com tração integral. Face à atual gama da Toyota, o BZ4X diferencia-se pela ausência de grelha na dianteira, algo que lhe confere um visual distinto das versões a combustão, mas também pela nova assinatura de luz. Atrás, apesar de distinto, tem linhas semelhantes ao RAV4.

No interior, encontramos uma verdadeira revolução. O principal destaque tem de ser dado ao volante inovador de formato retangular, o que deve melhorar a visibilidade para o painel de instrumentos digital, também ele distinto de tudo o que conhecemos da marca nipónica. Ao centro surge o painel de instrumentos que vai transmitir as informações do sistema de infotainment.

Apesar de ser o primeiro veículo 100% elétrico da Toyota, não nos podemos esquecer de que a marca nipónica conta com mais de 20 anos de experiência em motorizações e soluções eletrificadas. Assim, o BZ4X é apresentado com a promessa de eficiência referencial, autonomia competitiva e o apoio de um sistema de carregador solar integrado que aumenta ligeiramente o valor de autonomia. Tal como o “X” indica, estamos perante um veículo de tração integral, algo que será garantido graças a dois motores elétricos, um por eixo.

Por fim, o BZ4X Concept é a primeira demonstração daquilo que podemos esperar do novo modelo 100% elétrico da Toyota que, segundo o previsto, chega em meados de 2022. A Toyota espera aumentar a família de elétricos BZ (Beyond Zero) até sete modelos em 2025, um dado que nos mostra que a Toyota vai estar bastante ocupada nos próximos anos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)