Segmento B: Dacia Sandero é (de longe) o mais vendido na União Europeia
Toyota apresenta a nova campanha “Felizes Juntos!” destinada ao Yaris

Toyota celebra vendas de 10 milhões de Yaris

By on 31 Março, 2023

O Yaris número 10 milhões, um Yaris GR Sport, foi produzido na fábrica em França, onde é produzido desde 2001, com um impressionante histórico ambiental- O popular e premiado Yaris, atingiu vendas acumuladas de 10 milhões de unidades, juntando-se ao notável “clube” de modelos Toyota – Corolla, Camry, RAV4, Hilux e Land Cruiser – com produção que ultrapassa os oito dígitos.

O Yaris tem sido uma referência de inovação, líder na sua classe e um pioneiro na introdução de novas tecnologias e conceitos no segmento dos carros compactos, durante quase um quarto de século, durante o qual tem sido um dos modelos Toyota mais vendidos na Europa.

Desde que a primeira geração do Yaris foi lançada em 1999, até o final de fevereiro de 2023, as vendas acumuladas da família Yaris na Europa atingiram 5.155.506 unidades. Em 2022, as vendas da família Yaris representaram mais de um terço das vendas totais da Toyota na Europa com 185.781 Yaris, 156.086 Yaris Cross e 5.392 GR Yaris, representando 8% do total do segmento.

O Yaris é um verdadeiro modelo Toyota global com fábricas em todo o mundo. A produção inicial do Yaris começou em janeiro de 1999 na fábrica de Takaoka em Aichi, Japão. Hoje, o Yaris tem bases de produção em 10 países: Japão, Brasil, China, Taiwan, Indonésia, Malásia, Paquistão, Tailândia, França e República Checa.

Na Europa, a Toyota Motor Manufacturing France (TMMF) produz o Yaris desde 2001 e o Yaris Cross desde 2021, nesse mesmo ano a Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ) em Kolin também iniciou a produção do Yaris para responder à crescente procura pelo modelo na Europa. A produção europeia acumulada da família Yaris atingiu mais de 4,6 milhões até o final de 2022.

Os principais componentes do Yaris, como motores a gasolina e elétricos do sistema híbrido e transmissões, também são produzidos na Europa, na Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP), que fornece TMMF e TMMCZ.

Primeira Geração: – o Pequeno Génio

No final da década de 1990, a Toyota queria desenvolver um novo carro compacto para o mercado mundial no século XXI. O novíssimo modelo foi criado para seguir os passos do conceituado Toyota Starlet, um modelo difícil de superar. Foi então que a marca decidiu criar um modelo com uma aparência moderna e as tecnologias mais recentes, oferecendo uma visão de mobilidade do próximo milénio, reescrevendo o livro de regras para carros pequenos com o seu revolucionário conceito de design: “grande-pequeno”.

O mundo teve seu primeiro vislumbre da visão da Toyota com um conceito totalmente novo, o Toyota Funtime, no Salão Automóvel de Frankfurt de 1997, parte do projeto “Fun” de “concepts” que mostravam a versatilidade da nova plataforma partilhada entre vários modelos da marca. O “concept” foi criado no Centro Europeu de Criação da Toyota (EPOC) em Bruxelas, Bélgica.

Um ano depois, o novo Toyota Yaris de produção em série estreou no Salão Automóvel de Paris.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)