BMW iX Flow saiu de Las Vegas e já pode ser visto em Munique
Mercedes-Benz EQXX vai ser revelado no dia 3 de janeiro

Toyota Concept-i, o carro que fala com as pessoas

By on 5 Janeiro, 2017

A Toyota apresentou um concept car no Consumer Electronics Show, o Toyota Concept-i, que aprende as coisas que o condutor gosta para criar um ambiente e uma forma de utilização que tragam mais prazer ao utilizador do carro, graças a um sistema de inteligência artificial adaptativo.

Com o Concept-i, a Toyota pretende tornar a utilização do automóvel uma nova experiência para o condutor. À medida que a mobilidade autónoma se vai implementando, fazendo com que, na prática, o automóvel não necessite de alguém ao volante, o condutor poderá deixar de se concentrar em qualquer aspeto da condução e passará a utilizar o carro mais como uma fonte de lazer do que como uma necessidade.

A inteligência artificial que a Toyota instalou no Concept-i não é apenas útil. Enquanto um carro com mobilidade autónoma normal iria concentrar-se na forma mais eficiente de levar os seus ocupantes do ponto A ao ponto B, no mínimo de tempo e com a máxima poupança de energia, a proposta da marca japonesa analisa a linguagem corporal do utilizador para melhorar a qualidade de vida dentro do habitáculo.

O interface da inteligência artificial do Toyota Concept-i, a quem foi dado o nome Yui, é controlado através do painel de instrumentos, fazendo-se representar de várias formas antropomórficas de contacto, incluindo mensagens de texto, luz, cor e som para transmitir informação ao condutor, que pode escolher o quanto se envolve com a condução.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)