Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota cria nova plataforma para o Yaris e não só

By on 5 Setembro, 2019

Chama-se GA-B, tem arquitetura modelar e permite fazer vários carros a partir da mesma base. É o pontapé de saída para o novo Yaris.

A nova geração do Yaris está prevista para 2020 e será novo de fio a pavio, destacando-se, para já, a plataforma, uma evolução da excelente TNGA que é a base de todos os modelos Toyota vendidos no Velho Continente, do Prius ao Camry, passando pelo Corolla e pelo RAV4, ficando de fora o GT86 e o Supra, por razões evidentes.

Como Akyo Toyoda tinha prometido que a Toyota nunca mais faria carros aborrecidos, a nova plataforma GA-B tem como missão melhorar o estilo e a performance ao volante. Nomeadamente, do Yaris. Mas mais que isso, a Toyota – maior construtor mundial e senhora de uma rentabilidade que os europeus só podem sonhar com ela – fez uma plataforma que permite várias distâncias entre eixos, várias larguras de vias, alturas ao solo diferentes, enfim, a GA-B pode ser a base de tudo aquilo que a Toyota desejar. Quer isto dizer, também, que a casa japonesa está a pensar expandir a sua gama de produtos nos segmentos inferiores, “atacando” o Aygo, o Yaris e, quem sabe, um modelo entre este e o Corolla. Presume-se que a ideia será criar diversos modelos destes segmentos com variadas formas, de berlina a carrinha, SUV, desportivos, enfim, como diz em comunicado a Toyota “oferecer aos designers a liberdade de oferecerem a cada modelo um aspeto distinto e individualizado graças a esta nova plataforma.”

Para construir esta plataforma, a Toyota recorreu aos mais avançados materiais e tecnologias para oferecer uma enorme rigidez inferior, sendo de destacar, também, que a GA-B pode usar diferentes tipos de suspensão (eixo de torção, independente multibraços) o que permite dizer que haverá modelos acima dos utilitário e citadinos e um ou mais pequeno desportivo pois a altura ao solo também é variável, com um baixo centro de gravidade.

O banco do condutor está posicionado muito em baixo e com um ponto de articulação da anca baixo, para facilitar o acesso e baixar o centro de gravidade e um volante que está mais perto do condutor, mas com ampla regulação. Com a GA-B, a Toyota pode criar veículos mais largos e baixos e, lá está, menos aborrecidos.

Alguns rumores dizem que além do Yaris, esta plataforma vai estar no novo Aygo, num crossover abaixo do CH-R, num mini SUV e num desportivo. Porém, confirmações, não existem, apenas que a plataforma GA-B é real e um passo em frente significativo da Toyota.

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