Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota e Panasonic criam joint venture para produção de baterias

By on 23 Janeiro, 2019

A eletrificação está de pedra e cal e a necessidade de mais potência das baterias, mas com menores dimensões e mais densidade, levou a Toyota e a Panasonic a assinarem um acordo de “joint venture” para a produção de baterias.

Esta ligação começará em 2020 e verá as duas empresas trocarem até 3500 colaboradores e a Panasonic a recolocar fábricas no Japão e na China, sendo o produto deste acordo comercializado para diversos construtores, não apenas para a Toyota.

Não há informação sobre o (muito) capital investido, mas confirma-se que 51% do capital pertence à Toyota. Esta parceria não é uma novidade, pois Toyota e Panasonic colaboram desde 1953, tendo reforçado esses laços há dois anos (2017) para a produção de baterias de iões de lítio. Recordar que a Panasonic é a fornecedora exclusiva da Tesla, mas há muitas mais marcas que utilizam os produtos da casa japonesa, incluindo vários modelos híbridos da Toyota.

Uma das maiores preocupações desta “joint venture” é encontrar forma de estabilizar o fornecimento numa altura em que se teme que a procura elevada acabe por provocar falhas de entrega e perturbações na produção, sendo essa a razão para que o fornecimento seja global e não apenas para a Toyota e Lexus.

Este anúncio é feito depois das duas empresas terem assinado uma parceria anteriormente para perceber quais as possibilidades de produzir, trabalhando em conjunto, produzir baterias prismáticas para a indústria automóvel e desenvolver a próxima geração de baterias com a utilização de novas tecnologias que aumentam a capacidade e permitem com a mesma densidade oferecer maior autonomia.

“A Panasonic é a empresa líder nesta área das baterias para automóveis e por isso penso que a colaboração entre ela e a Toyota é obra do destino. Queremos oferecer a oportunidade de trabalhar com outras empresas para a realização de baterias prismáticas” referiu Akyo Toyoda, presidente da Toyota.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)