Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota e Suzuki assinam acordo de parceria alargada

By on 20 Março, 2019

Com este acordo, a Suzuki verá a sua gama europeia enriquecida com um RAV4 com marca Suzuki e o Corolla híbrido também com marca Suzuki a partir de 2020.

Foi anunciada uma parceria alargada entre a Toyota e a Suzuki, no sentido de oferecer, entre outras coisas, mais produtos para a gama europeia da casa de Hamamatsu. Entre eles, o RAV4 e a carrinha Corolla. Este acordo, diz o comunicado, “junta a força da Toyota nas tecnologias de eletrificação com a força da Suzuki nos veículos compactos.”

A assinatura desta parceria pretende que ambas as empresas cresçam em novas áreas e inclui participação conjunta na produção de veículos eletrificados, referindo ambas as partes que, apesar disso, “ambas as marcas continuarão a competir, de forma livre e honesta, no mercado mumdial.” A parceria está dividida em três grandes áreas.

A Toyota irá fornecer o seu sistema híbrido à Suzuki a nível global e entregará à marca de Hamamatsu dois produtos eletrificados, o RAV4 Hybrid e o Corolla Sports Tourer Hybrid, para o mercado europeu. Os dois modelos estarão à venda em 2020 e não vão substituir qualquer outro modelo da gama.

O Suzuki nascido a partir da base do Corollla, será produzido na fábrica da Toyota em Burnaston, Reino Unido, lado a lado com o modelo da Toyota. A marca japonesa espera que no Derbyshire e na fábrica de motores de Deeside, sejam contratados mais 3200 colaboradores.

Por seu turno, a Toyota adotará os mais recentemente desenvolvidos motores para modelos compactos, que são produzidos na unidade de fabrico da casa japonesa na Polónia. A Toyota não revelou quais os modelos a beneficiar destes motores.

Finalmente, as duas empresas vão colaborar no desenvolvimento de veículos híbridos para o mercado indiano, com a Suzuki a fornecer á Toyota dois pequenos citadinos indianos, o Ciaz e o Ertiga, e quanto modelos para o mercado africano. Ambas vão desenvolver um SUV do segmento C para a Índia e a Toyota vai produzir na Índia o Vitara Brezza.

Akio Toyoda, patrão da Toyota, referiu que “acreditamos que o alargamento da nossa parceria de negócios vai-nos oferecer uma vantagem competitiva num mercado onde precisamos sobreviver a uma época única e com o negócio a sofrer profunda transformação.” Do lado da Suzuki, Osamu Suzuki sustentou que “apreciamos muito o tipo de oferta da Toyota que nos abre a porta à utilização de tecnologia híbrida.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)