Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota e Suzuki confirmaram detalhes de uma nova cooperação

By on 29 Agosto, 2019

Num anuncio feito em Tóquio, Toyota e Suzuki revelaram que vão adquirir posições financeiras nas duas operações das duas empresas, como estratégia para colocar em andamento um programa de desenvolvimento conjunto e colaborativo.

Segundo o que foi anunciado, a Toyota tem como intenção adquirir 4,94% do capital da Suzuki por um valor de próximo dos 800 milhões de euros (24 milhões de acções), enquanto que a Suzuki irá investir quase 400 milhões de euros na Toyota. Se for aprovado, será um investimento cruzado, e traduz a diferença entre as duas empresas.

A Toyota, em 2018, tornou-se na primeira empresa japonesa a alcançar um volume de vendas de 30 triliões de ienes, qualquer coisa como 250 mil milhões de euros. Já a Suzuki conseguiu, no mesmo ano, um pouco mais de um décimo dessa cifra, ou seja, pouco mais de 30 mil milhões de euros.

Em comunicado, a Toyota referiu que “as duas empresas querem alcançar o crescimento sustentado, ultrapassando os desafios que nos são colocados pelo setor, construindo e aprofundando relações de cooperação em novos campos, mesmo continuando como concorrentes. Adicionalmente, queremos reforçar as tecnologias e produtos em que cada parceiro é especializado e reforçar as fundações das companhias.” Acrescenta ainda que “especificamente, temos de enfrentar os desafios nesta era de transição, pelo que as duas empresas têm planos para estabelecer e promover parcerias de longa duração entre elas, para promover a colaboração em novas áreas, incluindo a condução autónoma.”

Recordamos que em março deste ano as duas empresas anunciáramos primeiros detalhes de uma alargada cooperação que levará a Toyota a produzir modelos híbridos com marca Suzuki, baseados no RAV4 e na carrinha Corolla, com alguns modelos a serem produzidos na Europa. Ainda antes disso, um memorando de entendimento foi desenhado em 2017 para reforçar as tecnologias de eletrificação da Toyota e as tecnologias para carros compactos da Suzuki.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)