Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota está a testar um Prius com recarga da bateria por energia solar

By on 10 Julho, 2019

A ideia não é nova e o Prius já tem disponível uma opção de painel solar que ajuda a recarregar a bateria dos acessórios elétricos do Prius Plug In. Mas este Prius é especial pois tenta a recarga das baterias com a ajuda do sol.

Num trabalho de parceria entre a Toyota, a Sharp e a NEDO, um organismo que promove as novas energias, este Prius carregado de painéis solares testa a possibilidade de recarregar as baterias com a ajuda da luz solar. 

O teste está a ser levado a cabo nas ruas de Tóquio durante o verão e irá avaliar a eficácia desta tecnologia no consumo de combustível do motor de combustão interna e na autonomia elétrica. As células de bateria solare montados no Prius são de elevada eficácia, foram desenvolvidos pela Sharp, com uma capacidade de conversão 34% superior aos painéis convencionais. Com uma espessura de 0.03 mm, estes painéis foram colocados no capô, no tejadilho e na tampa da mala, seguindo as linhas do carro.

Contas feitas, a potência total é de 860 watts, ou seja, 4,8 vezes mais que aquilo que o tejadilho solar do Prius Plug In consegue. O sistema tem a particularidade de poder recarregar a bateria com o carro em andamento ou parado.

Diz a Toyota que com esta instalação elétrica o Prius tem uma autonomia de 44,5 km em modo solar (quase a mesma que em modo Plug In) e pode chegar a 56,3 km se a recarga for feita em andamento.

Nada disto está a ser feito com o pensamento numa utilização imediata. O teste vai permitir analisar a produção de energia de um painel solar e quantidade de carga real da bateria para perceber se num futuro próximo um sistema de carregamento solar será exequível. Mas isso só mais lá para a frente, pois a solução é demasiado cara neste momento para ser comercialmente interessante.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)