Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota Gazoo Racing vai aumentar oferta

By on 20 Setembro, 2018

O rascunho chamou-se Yaris GRMN, a obra final terá o Yaris como base e o GT86 como versão mais radical. O GRMN foi um tremendo sucesso, e por isso a Toyota Gazoo RC (TGR) vai aumentar a sua oferta.

Já aqui tínhamos falado do Yaris GR Sport, uma versão Gazoo Racing que vai surgir no Salão de Paris, dando seguimento ao brilhante Yaris GRMN, infelizmente, feito numa quantidade muito limitada. E se o Yaris GR Sport apenas aponta para os elementos do GRMN e não tem, nem de perto, o fôlego do Yaris “zangado”, quando falamos de GT86, tudo é bem diferente.

Quando está a caminho o Supra, os homens da Toyota Gazoo Racing não vão ter mãos a medir para colocar de pé uma gama GR. Isto porque a Toyota quer mesmo que a Gazoo Racing seja a marca desportiva da Toyota, deixando de lado a TMG (Toyota Motorsport) e o antigo TTE (Toyota Team Europe).

Ora, a Gazoo Racing (GR) vai ter entre mãos o Supra e terá de cozinhar uma versão (ainda) mais escaldante do GT86 e, também do Yaris, já que o modelo que vai estar em Paris, não passa de uma versão cosmeticamente alterada.

O desígnio da GR passa por oferecer versões mais radicais do Yaris, do GT86 e do Supra, podendo pelo meio surgir o novo Corolla e a Toyota regressar aos tempos dos Corolla GT, do Corolla GTI e do mais burguês Corolla G6.

Não existindo, ainda, confirmação oficial, o GT86 e o Yaris vão receber tratamento oficial para lhes conferir mais músculo, aproximando o segundo do GRMN. Uma espécie de compensação por não haver mais Yaris GRMN. Ou talvez a GR vá mais longe e produza mais Yaris GRMN. O detalhe está no facto do GT86 só aparecer lá para o final de 2019 ou mesmo 2020, pois a atual geração do desportivo está a chegar ao fim e uma nova geração está quase pronta, chegando ao mercado já em 2019. E, desta feita, o GT86 será diferente do Subaru BRZ, feito ao mesmo tempo que o GT86.

A imagem que publicamos é de um estudo da Toyota que tem por base o GR HV, protótipo revelado em 2017 no Salão de Tóquio. Recordamos que na mesma ocasião, a Gazoo Racing apresentou o GR Super Sport, espécie de antevisão daquilo que seriam as regras posteriormente aprovadas pela FIA para o Campeonato do Mundo de Endurance, mais conhecido como WEC.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)