Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota GR Supra vai mesmo receber uma versão com caixa de velocidades manual

By on 29 Abril, 2022

Esta não é uma das novidades que nos é revelada e que fica apenas no Japão. O Toyota Supra com caixa manual vai mesmo ficar disponível no mercado nacional.

Akio Toyoda deve estar bastante orgulhoso da sua equipa. Depois de ter dado um soco na mesa e ordenado que deixassem de ser feitos carros aborrecidos, os Toyota têm-se tornado cada vez mais interessantes para quem gosta de conduzir. E o novo Supra equipado com caixa manual é um desses excelentes exemplos.

Muitas vezes, quando ouvimos falar numa novidade deste género, não demoramos muito até descobrir que, afinal, se trata de uma versão especial que apenas será comercializada no Japão. Mas este não é o caso. O Toyota Supra equipado com uma nova caixa de velocidades manual, vai mesmo chegar a Portugal e até fez com que a marca tivesse ajustado a gama.

A partir do último trimestre do ano, o GR Supra no mercado nacional mantém a motorização de dois litros como base da gama, sendo que esta estará equipada com caixa automática. Mas na opção de três litros, o GR Supra vai passar a estar disponível apenas com esta nova caixa de velocidades manual. Ou seja, a partir do final deste ano, os três modelos GR disponíveis na Europa (GR Yaris, GR Supra e GR 86), terão disponível uma caixa de velocidades manual e três pedais, seja em opção ou no equipamento de série.

A nova caixa de velocidades destinada ao GR Supra, foi desenvolvida especificamente para lidar com a sua tração traseira e com o motor de seis cilindros, com três litros de cilindrada e 340 cavalos de potência. Teve como objetivo a redução de peso, dispensando todas as peças desnecessárias, mas também eliminar ruídos desnecessários. E além disso, está também presente uma nova embraiagem, com um diâmetro maior e uma mola de diafragma reforçada.

Além das novidades mecânicas, há também diversos ajustes que foram efetuados com o objetivo de melhorar a experiência, nomeadamente a posição do comando da caixa, ou mesmo o “peso” da sua utilização, que passou a ter uma inércia mais adequada a uma condução mais desportiva.

Além de tudo isto, a marca aproveitou ainda para adicionar duas novas cores exteriores: o Cinzento Sparkling e o Azul Portimão, restando esperar uns meses para conhecermos esta nova opção da melhor forma possível.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)