Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota GR86 está já disponível em Portugal, mas não por muito tempo

By on 3 Junho, 2022

O terceiro elemento da família GR, depois do Supra e do Yaris, está já disponível no mercado nacional, com tração traseira e um motor boxer de 234 cavalos.

Com a eletrificação a entrar em força no mundo automóvel, fazendo com que a grande maioria dos construtores tenham de ter uma nova abordagem na conceção dos seus modelos, o verdadeiro prazer de condução a que estamos habituados e de que tanto gostamos está cada vez com uma maior tendência para desaparecer. No entanto, ainda há marcas como a Toyota que têm a coragem de colocar do mercado verdadeiras máquinas de emoção pura com as quais gostaríamos de passar muito tempo, por estradas sinuosas e de preferência sem trânsito.

Com tudo isto, e como já deve ter imaginado pelas imagens, estamos a referir-nos à entrada em comercialização do novo Toyota GR86 no mercado nacional. Tem a missão de substituir o GT86 que sai agora de cena e inclui um novo motor boxer com uma capacidade de 2,4 litros, que oferece uma potência máxima de 234 cavalos, todos eles encaminhados para o eixo posterior.

Depois do Supra e do Yaris, o GR86 é o terceiro modelo global da Toyota a ter sido desenvolvido com a ajuda da Gazoo Racing. Este novo coupé, foi já desenvolvido de raiz para ser uma verdadeira máquina de condução pura, com uma dinâmica apaixonante e um desempenho acima da média.

Em termos de formato, é fácil associar o novo GR86 ao seu antecessor, ou seja, a configuração de motor à frente e tração traseira, com um habitáculo 2+2 em que os dois lá de trás até é preferível que não estejam lá, uma vez que o espaço é acanhado e apenas acrescentam peso ao conjunto.

As linhas de coupé estão mais do que garantidas e muito semelhantes às do GT86, mesmo em termos de proporções, mas nesta nova opção foi efetuado um trabalho bastante extenso no que diz respeito ao aumento da rigidez do conjunto e a redução do peso, que se traduziu numa utilização mais extensa de alumínio, por exemplo, mas outra das preocupações foi também a de conseguir baixar ao máximo o centro de gravidade, melhorando a sua condução. E no que respeito à estética, também temos de confessar que esta nova opção não se saiu nada mal, com uma frente agressiva, mas não de uma forma exagerada e com uma secção traseira mais uniforme, mas onde se destacam as duas enormes saídas de escape e um spoiler mais evidenciado, mas integrado na tampa da bagageira.

Um dos melhores trunfos deste modelo continua a ser o que se esconde debaixo do capot. Mas agora, em vez do bloco de dois litros, temos um 2.4 também de cilindros opostos, ou boxer, com uma potência de 234 cavalos às 7.000 rpm e um binário máximo de 250Nm, disponíveis a parte das 3.700 rpm. Segundo os valores disponibilizados pela marca, a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 6,3 segundos, mas mais do que os tempos obtidos, neste caso, o melhor é mesmo o feeling de condução transmitido por esta opção simples, mas tão marcante como é o GR86.

Para dar uma ajuda, as caixas de velocidades disponíveis para o GR86, a manual e a automática que também está disponível, foram afinadas para conseguir extrair o melhor desempenho de toda esta configuração, ainda que a manual seja a que oferece a condução mais pura. Além disso, o comando está posicionado de uma forma perfeita no habitáculo, para que o seu manuseamento esteja de acordo com a condução mais apurada e a caminho do comando desta, está também o comando do travão de mão manual, que também pode dar uma ajuda nas manobras um pouco mais “ousadas”. Até porque, se desejarmos, o controlo de estabilidade pode passar para um modo “Pista” muito mais permissivo, ou ser totalmente desligado, deixando a responsabilidade da mestria ao volante para quem está nos comandos do GR86. Com a caixa de velocidades automática, estão presentes patilhas atrás do volante para as trocas de relação, mas neste caso, está também incluído um modo de condução que permite um controlo manual das passagens de caixa.

As notícias menos boas ficam para o fim. É que, além dos 51.345 euros necessários para a versão equipada com caixa manual (a automática requer um acréscimo de 900 euros), as vendas do novo Toyota GR86 no mercado europeu vão ter uma duração de apenas dois anos. Afinal, não nos podemos esquecer que todas as marcas de automóveis estão numa autêntica corrida rumo à eletrificação e, tirando a bateria de 12V, isso é algo que não acontece com este modelo. A grande verdade, é que isso apenas o torna ainda mais exclusivo e desejável.

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