Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo

By on 6 Junho, 2017

A Toyota mantém-se como a marca automóvel mais valiosa do mundo, à frente da BMW e Mercedes-Benz, segundo o último ranking BranZ Top 100 Most Valuable Global Brands. A Tesla é a marca que mais progride, com um valor que cresce 32% num ano, e subindo da 10ª para a 8ª posição.

O valor da Toyota desceu 3%, para 28,7 mil milhões de dólares, com os efeitos cambiais negativos e os custos laborais e com novos investimentos a anularem o aumento das vendas, refere a Kantar Millward Brown, que elabora o ranking. A marca japonesa soma agora 10 vezes como marca automóvel mais valiosa do mundo, num total de 12 anos de existência do ranking.

A marca Tesla vale agora 5,9 mil milhões de dólares e ultrapassou a Land Rover e a Porsche, subido à 8ª posição do ranking automóvel. “A história da Tesla é interessante, porque não se trata apenas dos automóveis que oferece hoje, mas da promessa para o futuro”, explica o Peter Walshe, diretor do Global BrandZ, em declarações à Automotive News Europe.

“Há a perceção de que oferece uma experiência de marca fantástica, mesmo por parte dos não clientes. As únicas outras marcas em que vimos anteriormente este tipo de apelo, antes de se terem massificado, foram a Apple e o Facebook”, adianta.

O valor da marca Land Rover, outra das vencedoras do ano, aumentou 17%, para 5,5 mil milhões de dólares.

Marcas automóveis estão a perder valor

A BMW mantém-se como a segunda marca mais valiosa do mundo, apesar de ter perdido 8% do seu valor, que é agora de 24,6 mil milhões. O decréscimo é devido aos custos com o desenvolvimento de novas tecnologias e á quebra de vendas nos EUA.

A rival Mercedes-Benz é a terceira classificada. O valor da sua marca cresceu 4%, para 23,5 mil milhões de dólares, com os recordes de vendas e de resultados de 2016.

O valor total das 10 marcas automóveis mais valiosas do mundo (tabela abaixo) desceu ligeiramente, de 139,9 para 139,2 mil milhões de dólares, devido sobretudo aos custos de investimentos em novas tecnologias de eletrificação e de condução autónoma e em serviços de mobilidade. O valor agregado do Top 10 é inferior em 6% ao que tinham, há doze anos, quando a BranZ iniciou deste estudo.

Top10-marcas-auto (1)

Google é  mais valiosa do mundo

À margem dos automóveis, a Google confirma a liderança mundial das marcas, com uma subida de 7%, para 245,6 mil milhões de dólares. A Apple segurou a segunda posição, com um crescimento de 3%, para 234,7 mil milhões e a Microsoft é a terceira classificada, com um aumento de 18% para 143,2 mil milhões.

O estudo The BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands é elaborado pela Kantar Millward Brown, medindo o valor de marca com base em entrevista a mais de 3 milhões de consumidores de todo o mundo e dados da Bloomberbg e do Kantar Worldpanel.

Álvaro Mendonça

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)