Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota moderniza o seu imponente Highlander com um pouco mais de tecnologia

By on 5 Julho, 2022

O SUV de sete lugares da Toyota é a opção perfeita para quem um RAV4 não chega em termos de tamanho. Mas a versão atual contava com algumas lacunas que ficam agora preenchidas nesta nova versão.

Destinado a chegar ao mercado nacional no início de 2023, a versão atualizada do Toyota Highlander está mais equipada e moderna, uma vez que passa a incorporar alguns elementos que estavam em falta e que tivemos oportunidade de referir há umas semanas, num teste efetuado à versão atual.

Com o Highlander MY23, é estreada uma nova cor verde Cypress metalizada para a carroçaria, mas também novas jantes de 20 polegadas num tom mais escuro, uma combinação bem conseguida para este modelo e que poderá ver como fica nas imagens deste artigo.

A bordo, os assentos e o volante são forrados em pele, sendo que na versão Premium, a mais equipada, tantos os assentos como diversos outros acabamentos podem receber uma pele de tom castanho. Além disso, mesmo em frente ao condutor está outra das principais novidades nesta nova versão, que é a instrumentação totalmente digital e com um novo grafismo, semelhante à que foi apresentada recentemente com a atualização do RAV4 e que deverá também começar a chegar gradualmente a outros modelos. Tem uma diagonal de imagem de 12,3 polegadas e um visual personalizável.

Um pouco mais ao lado, no centro do tablier, o formato da maioria dos componentes mantém-se inalterado, mas os comandos do ar condicionado automático foram totalmente revistos e incluem um visual mais moderno e o enorme monitor tátil de 12,3 polegadas que está acima destes, tem mais resolução e novas funcionalidades. A presença do sistema multimédia Toyota Smart Connect+, faz com que o Highlander possa passar a receber atualizações remotas do sistema, mapas 3D de diversas cidades no sistema de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações sobre a localização de radares fixos. Além de tudo isto, continua a ser possível ligar o telefone ao sistema, através das funções Apple CarPlay e Android Auto, sem a necessidade de utilização de cabos, enquanto o telefone está a carregar por indução numa área específica.

O Toyota Highlander impressiona com o seu tamanho, mas a presença do sistema híbrido com 248 cavalos de potência combinada faz com que as médias de consumo se consigam manter num patamar bastante comedido. E tal como já acontecia com o modelo atual, por se tratar de um híbrido, poderá pagar Classe 1 nas portagens se aderir ao sistema de pagamento automático da Via Verde.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)