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Toyota mostra protótipo de um Corolla Cross movido a hidrogénio

By on 9 Dezembro, 2022

A Toyota continua o seu desenvolvimento dos sistemas de movidos a hidrogénio, sendo que este Corolla Cross conta com um convencional motor de combustão, adaptado para este tipo de sistema.

Se há marca que tem estado na vanguarda das descobertas relacionadas com a utilização do hidrogénio é a Toyota, que já tem disponível na sua gama, um modelo como o Mirai, que já usa esta tecnologia. No entanto, o sistema do Mirai usa uma tecnologia de veículos elétricos a bateria, aquela que já está a ser desenvolvida há mais tempo e que a Toyota até já comercializa.

Mas agora, a marca vai ainda mais longe, estando a estudar uma forma prática, fiável e com custos aceitáveis de converter os motores de combustão que tão bem conhecemos e modificá-los para que também possam ser alimentados por hidrogénio em vez de combustíveis fósseis.

O primeiro projeto que conhecemos foi o GR Corolla H2 que o próprio CEO da Toyota, Akio Toyoda conduziu nas corridas de resistência Super Taikyu, no Japão, com a sua alcunha “Morizo”. Tudo com o objetivo de avaliar e desenvolver esta tecnologia. Fora do Japão, na Bélgica, também já contámos com a presença de um GR Yaris H2, testado numa demonstração, no mundial de ralis (WRC), em Ypres.

Estes testes e experiências, fizeram com que a Toyota trouxesse este sistema para um patamar mais próximo do desejado. Por exemplo, ao longo de uma temporada do Super Taikyu, a Toyota conseguiu aumentar a potência do motor a combustão de hidrogénio em 24% e o binário em 33%, alcançando o avanço do desempenho dinâmico a par de um motor a gasolina convencional. Além disso, a autonomia foi ampliada em cerca de 30% e o tempo de reabastecimento reduzido de aproximadamente cinco minutos para um minuto e meio.

Tudo isto fez com que a marca tivesse agora chegado ao ponto de nos mostrar um modelo muito próximo do que poderia ser um automóvel de produção movido a hidrogénio, ainda que equipado com um motor de combustão: o novo Toyota Corolla Cross H2 Concept.

Ao equipar o motor 1.6L Turbo de três cilindros do GR Corolla com tecnologia de injeção direta de hidrogénio de alta pressão, a tal já usada em competição, e adicionando o know-how de acomodação de tanques de hidrogénio do Mirai, a Toyota foi capaz de criar um protótipo de hidrogénio com base num Corolla Cross, que pode transportar 5 passageiros e as suas bagagens. A avaliação deste concept no mundo real está a ser realizada juntamente com o desenvolvimento digital deste modelo, e em breve irá iniciar testes de inverno no norte do Japão.

Os principais méritos da combustão a hidrogénio incluem a capacidade de alavancar tecnologias existentes de motores de combustão interna, tempos de reabastecimento rápidos e a clara redução no uso e na necessidade de determinadas matérias-primas e “terras raras”, como o lítio e o níquel. Ao adaptar as tecnologias existentes e alavancar ainda mais os investimentos existentes, o motor a combustão a hidrogénio pode levar, mais rapidamente, a amplas e acessíveis soluções na redução de carbono.

Hoje, a Toyota está a cerca de 40% do caminho para a comercialização de produtos como o Corolla Cross H2 Concept. Ainda não é possível dizer se a tecnologia atingirá a maturidade para carros de estrada ou não, mas sem dúvida que há uma clara oportunidade em modelos de competição.

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