Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota patenteou sistema que espalha gás lacrimogénio em caso de assalto do veículo

By on 13 Março, 2019

O sistema foi entregue para ser patenteado e funciona como um distribuidor de fragância, que em caso de assalto do veículo, espalha gás lacrimogénio sobre os assaltantes. 

Esta patente da Toyota possui um detetor de utilizadores autorizados do veículo, espalhando uma fragância à escolha do cliente, tudo controlado por uma aplicação do smartphone que indica ao sistema qual a pessoa que vai entrar e que fragância deseja sentir. Quando abandona o carro, caso algum cheiro fique dentro do mesmo, seja qual for a razão, é anulado pelo sistema.

Mas quando o sistema não deteta o proprietário ou os utilizadores autorizados do veículo através da ligação ilegal do motor, o sistema troca a fragância por gás lacrimogénio e espalha-o pelo habitáculo para imobilizar os ladrões e dar tempo à polícia de os prender.

Várias questões se levantam: e se o sistema se avaria e ao invés de perfume sai o gás enquanto estamos em viagem? E o que acontece ao gás se há um acidente? Está bem seguro e resguardado? 

O sistema está patenteado, mas não há notícia que a Toyota o vá instalar em alguma gama ou produto nos tempos mais próximos. Até porque acreditamos que primeiro a Toyota colocará um dispensador de fragâncias nos seus carros que um sistema com gás lacrimogénio.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)