Toyota bZ4X: Portugal recebe versão com tração integral
Toyota Starlet poderá estar de regresso

Toyota ‘persegue’ autonomia de 1.000 Km, 1200 quando chegarem as baterias de estado sólido

By on 17 Dezembro, 2023

A Toyota considera as baterias de estado sólido como parte de uma abordagem multi-caminhos para os veículos elétricos, e também entende que tal como as tecnologias, vários tipos de baterias vão coexistir no futuro da mobilidade automóvel. O foco já está nos 1.000 Km de autonomia, com as baterias atuais, espera-se que até 2027-28 sendo que as baterias de estado sólido podem aumentar esse número para mais de 1.200 km, mas a Toyota ainda não se compromete com uma data para o seu lançamento.

Fazendo uma comparação, a Toyota utilizou o seu SUV de tamanho médio bZ4X, que na Europa tem um consumo de eletricidade de 14,7 quilowatts-hora por 100 km, o que significa que a sua bateria de iões de lítio de 71,4 kWh proporciona uma autonomia de cerca de 480 km. Uma versão ‘performance’ da bateria, a ser lançada em 2026, poderá aumentar a autonomia para mais de 800 km, segundo a Toyota.

O tempo de carregamento de 10% a 80% será reduzido em um terço, passando de 30 para 20 minutos.

Este conjunto de baterias deverá ser lançado em finais de 2026 na versão de produção do Lexus LS-ZC, um sedan de tamanho médio, apresentado em outubro no Salão da Mobilidade do Japão.

O próximo passo, em 2026-27, será passar da atual bateria monopolar para uma estrutura bipolar, revelou a Toyota.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)