Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota recolhe um milhão de híbridos

By on 5 Setembro, 2018

É um “recall” mundial de um milhão de unidades de modelos híbridos, dos quais 2690 unidades vão ser recolhidas em Portugal. Em causa está parte da cablagem da unidade de controlo do sistema híbrido que, diz a ordem de recolha deste milhão de veículos, pode apresentar risco de incêndio. A maioria dos modelos recolhidos são CH-R.

Contas feitas, são 1 026 milhões de unidades de modelos híbridos (Prius, Prius PHEV e C-HR) fabricados entre junho de 2015 a maio de 2018. A repartição dos modelos faz.se da seguinte forma: 554 mil no Japão, 217 mil nos EUA e 219 mil na Europa.

Em Portugal, como referimos, são 2690 unidades recolhidas, com 148 carros do modelo Prius, 151 Prius PHEV e 2391 do CH-R. Evidentemente que os clientes serão avisados diretamente e, mediante a sua disponibilidade, cumprirem a deslocação á oficina, onde a verificação e intervenção, caso seja necessária, será gratuita. A intervenção pode durar até cinco horas, no caso de troca total da cablagem.

Como referimos acima, em causa está a cablagem da unidade de controlo do sistema híbrido, que pode tocar numa proteção, desgastar-se e, depois, expondo a cablagem a um curto circuito elétrico que pode gerar calor em excesso que, por sua vez, pode originar um foco de incêndio.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)