Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota vai aumentar participação na Subaru em mais de 20%

By on 27 Setembro, 2019

O gigante japonês vai investir na Subaru adquirindo mais capital para passar a sua participação dos atuais 17% para mais de 20%.

Segundo a Reuters, a Toyota investirá mais de 70 mil milhões de ienes, qualquer coisa como 590 milhões de euros (com base no valore de mercado da Subaru) para aumentar a sua participação no capital da Subaru. Por sua vez, a Subaru corresponderá com um investimento no capital da Toyota de valor semelhante, mas com uma quota bem inferior devido ao desigual tamanho dos dois construtores.

Recordamos que a Subaru há muito tempo que faz parte da esfera da Toyota, sendo uma marca especialista nos motores boxer, nos SUV e na tração integral. Isso é importante para a Toyota, que anunciou em junho que iria fazer um SUV elétrico com uma nova plataforma, desenvolvida pelas duas marcas.

Porém, a ideia da Toyota, o gigante mundial que vende mais de 10 milhões de unidades a cada ano, é ficar com a totalidade do capital da Subaru, um construtor que em 2018 vendeu 1 milhão de unidades, um recuo de 5%, o primeiro nos últimos sete anos. O primeiro passo é este aumento da participação, mas o plano é tornar a Subaru uma subsidiária da Toyota e aumentar mais um pouco a dimensão gigantesca da marca japonesa.

Recordamos que tudo começou em 2005 quando a Toyota comprou 9,5% do capital da empresa que na altura se chamava Fuji Heavy Industries. A Toyota e a Subaru recusaram-se comentar estas notícias.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)