Toyota Mirai: Novas atualizações tecnológicas para 2024
Híbridos na Europa: Toyota na liderança, seguida da Renault e da Nissan

Toyota vai testar em estrada na Austrália um protótipo HiAce movido a hidrogénio

By on 14 Novembro, 2023

A Toyota vai dar início ao teste em contexto de estrada de um protótipo movido a hidrogénio da sua carrinha HiAce que utiliza um motor Lexus LX modificado. O programa piloto vai começar este mês na Austrália.

A tecnologia do motor a hidrogénio da Toyota começou a enfrentar um novo desafio, sendo instalado uma destas unidades numa HiAce comercial para realizar testes de viabilidade na estrada, conduzidos por empresas operadoras em estradas públicas na Austrália. Ao fazê-lo, a Toyota pretende aperfeiçoar ainda mais a tecnologia do motor a hidrogénio que também continua a ser estudada e melhorada através da participação na série Super Taikyu, tendo em vista a sua aplicação prática.

Até agora, a Toyota tem trabalhado na tecnologia dos motores a hidrogénio através do desporto motorizado, competindo na série Super Taikyu, para estudar a durabilidade em ambientes difíceis, a tecnologia de combustão de hidrogénio, o controlo da combustão anormal e a garantia da segurança do hidrogénio.
Para além da formação em ambiente de desportos motorizados, passam agora a testar o veículo em estradas públicas para utilização comercial, operacionalidade e durabilidade no ambiente dos seus clientes, o que conduzirá à sua utilização prática no futuro.

Por um período aproximadamente de quatro meses, as vias públicas nos subúrbios de Melbourne, na Austrália serão o palco dos testes práticos do protótipo baseado na HiAce, convertido para ser equipado com um motor a hidrogénio (que funciona com hidrogénio gasoso), através de transportes comerciais de uma empresa de construção e uma empresa de segurança.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)